Veja como conseguir a aprovação do financiamento imobiliário

Realizar o sonho da casa própria é uma das conquistas mais aguardadas por grande parte das pessoas. Comprar um imóvel significa – além de adquirir um bem – a liberdade financeira, a construção da vida adulta e de uma família também. Porém, até chegar no momento da entrega das chaves do imóvel, é preciso passar por algumas etapas, como, por exemplo: a aprovação do financiamento imobiliário.

 

E você sabe o que precisa para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário? Para ajudar você nessa tarefa nós preparamos este conteúdo. Confira a seguir tudo que é necessário para conseguir o financiamento imobiliário da sua casa própria e dar adeus ao aluguel. 

 

Boa leitura! 

 

O que é o financiamento imobiliário?   

 

Antes de explicar como conseguir a aprovação do financiamento imobiliário, é preciso entender do que ele se trata. Financiamento imobiliário nada mais é do que a forma de comprar um imóvel, sem a necessidade do pagamento à vista do mesmo. Afinal, por se tratar de um bem de alto valor, nem sempre é possível ter o valor total da casa ou apartamento

 

O financiamento imobiliário funciona da seguinte forma: a financeira ou banco “empresta” o dinheiro para compra do imóvel, para que o pagamento dele seja feito à vista para a construtora ou imobiliária responsável pela venda. E esse valor é dividido em diversas parcelas, que devem ser pagas mensalmente pelo comprador, até quitar a dívida. 

 

5 dicas de como conseguir a aprovação do financiamento imobiliário 

 

1. Saiba se não há irregularidades com seu CPF 

 

Um dos problemas mais comuns para não aprovação do financiamento imobiliário é constar irregularidades no CPF. Por isso, sempre antes de solicitar a modalidade, faça uma busca nos órgãos responsáveis como SPC e Serasa para verificar se seu CPF não está negativado em alguma loja, comércio ou empresa. Caso esteja, quite a dívida antes de pedir o financiamento imobiliário, caso contrário ele será negado pela financeira ou banco. 

 

2. Tenha uma conta no banco 

 

A outra dica para conseguir a aprovação do financiamento imobiliário é ter uma conta no banco. Quem sabe você pode solicitar a sua própria agência bancária o financiamento! Esse fator torna mais prática a negociação, já que o banco conhece seu perfil financeiro e o que pode ser comprometido do seu rendimento mensal. 

 

3. Utilize uma conta para depositar seus ganhos 

 

Como sabemos, para dar entrada num financiamento imobiliário é preciso comprovar renda. Por esse motivo é fundamental manter a movimentação de uma conta bancária com seus rendimentos mensais, pois colabora para comprovação de renda no momento de solicitar a modalidade de crédito para compra do imóvel. 

 

4.Confira seu Score 

 

Entre os critérios utilizados para aprovação do financiamento imobiliário está a análise do seu Score. O Score é uma pontuação dada ao consumidor conforme suas movimentações de compra, pagamentos em dia e possíveis dívidas. A pontuação varia de 0 a 1000. Quando mais próximo do 1000, maior a probabilidade do consumidor estar em dia com seus pagamentos. Portanto, sempre consulte sua pontuação antes de solicitar o financiamento. 

 

5. Organize os documentos necessários 

 

Por fim, você não pode esquecer de organizar todos os documentos exigidos pela financeira ou banco, como:

 

  • RG
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de renda, extratos bancários
  • Comprovante de estado civil 
  • Declaração do Imposto de Renda 

 

Essa etapa é um pouco mais burocrática, mas facilita a organização do processo até a aprovação final do financiamento. 

 

Agora que você já sabe como conseguir a aprovação do financiamento imobiliário, que tal conhecer os imóveis disponíveis na Barbarotti Imóveis? Entre no nosso site e saiba mais informações.