Varanda ou sacada: qual é a melhor opção?

Varanda ou sacada? Embora possa soar como uma mera tecnicalidade semântica, a diferença entre varanda e sacada é uma concepção importantíssima que precisa ser de pleno conhecimento de arquitetos, engenheiros, pedreiros, corretores e compradores de imóveis.

Acredite ou não, o mau uso dessa nomenclatura pode facilmente acarretar em erros graves na fase de projeto do empreendimento e no momento de venda do imóvel, seja casa ou apartamento.

Fique por dentro da distinção entre varanda e sacada com a leitura do texto a seguir, no qual iremos fazer uma breve conceituação dos dois tipos de construção e discorrer um pouco sobre as vantagens e desvantagens que caracterizam cada uma.

Boa leitura!

 

Varanda e sacada: tem diferença?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não, varanda e sacada não são sinônimos. Apesar de suas diferenças serem sutis, elas fazem toda a diferença no orçamento da construção de um empreendimento, na precificação de um imóvel e na taxa de IPTU.

A varanda é caracterizada por ser uma extensão coberta do próprio apartamento, contando efetivamente como um cômodo que faz parte do resto da casa, dando uma abertura externa ao restante do imóvel.

Já a sacada, em contrapartida, é efetivamente uma estrutura exterior acoplada ao restante do imóvel, estando, portanto, projetada para o lado de fora da casa ou do apartamento e suspensa na lateral da edificação. 

Ao contrário da varanda,  a sacada — em sua concepção clássica — raramente conta com uma cobertura, justamente porque seu propósito original é de expandir o espaço e a quantidade de atividades possíveis de serem realizadas em um apartamento, compensando pela a ausência de jardins e gramados. 

Vale lembrar também que, a partir das revoluções arquitetônicas do século XIX, muitos arquitetos e projetistas passaram a empregar diferentes técnicas para a concepção de sacadas e varandas, resultando em novas modalidades dessas construções.

Por exemplo, com o advento da modernidade, muitos empreendimentos contam tanto com sacadas quanto varandas como componentes de sua estrutura. Assim, as coberturas de um prédio podem ter uma sacada sem cobertura, enquanto as unidades abaixo tem varandas. 

 

Qual a melhor opção?

A resposta para essa pergunta dependerá muito das suas preferências decorativas, arquitetônicas e espaciais, já que tanto a varanda quanto a sacada apresentam propostas e possibilidades distintas para o uso do espaço do seu lar. Entre varanda ou sacada, há uma opção para todos.

 

Um caso para a sacada

Como a sacada é efetivamente um espaço de fora da casa e é geralmente menor, é mais interessante para os moradores que têm necessidade de um apartamento com uma boa circulação de ar e não se importam muito com a presença de espaços externos.

Também é uma opção interessante para aqueles que desejam uma maior expansão do espaço sem precisar se preocupar com manutenções constantes e valores adicionais no cálculo do IPTU, uma vez que a manutenção da sacada é simples e ela não conta como área útil do imóvel, reduzindo assim seu peso na taxa do IPTU.

 

Um caso para a varanda

A varanda já tem uma gama muito mais ampla de possibilidades, já que é um espaço mais dinâmico, fluido e adaptável

É uma opção ideal para os amantes de churrasco e jardinagem, pois a maioria das varandas contam com uma metragem suficiente para acomodar tanto churrasqueiras quanto pequenos jardins

Oferece também a possibilidade de montagem de um cômodo único, completo com cadeiras, poltronas, mesas e até mesmo sofás, sendo um local perfeito para os amantes da literatura tirarem o atraso do seu mais novo romance.

As varandas promovem também uma maior proteção contra climas violentos, como chuvas e ventos fortes, visto que a maioria dos projetos de varanda vêm pré-instalados com janelas de vidro que separam a varanda da rua. 

 

Conclusão

De fato, não há como cometer um erro na escolha entre um imóvel com varanda ou sacada, já que ambas são ótimas possibilidades para criar um lar mais confortável, elegante e completo. Assim, tudo irá depender de sutis preferências pessoais e que utilidade será dada a cada espaço.

 

Gostou das dicas de decoração? Está pensando em se mudar para um apartamento com varanda ou sacada? Então não deixe de acompanhar a Barbarotti no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de mais dicas de utilização de espaço!