Vai comprar um imóvel na planta? Saiba como não errar!

Comprar um imóvel na planta é uma das formas de adquirir um imóvel mais escolhida, devido às suas diversas vantagens. Mas, há ainda quem tenha receio de adquirir um imóvel nesta modalidade.

Qualquer forma de adquirir um imóvel tem seus próprios riscos, o que não deve impedir o sonho da casa própria! É por isso que neste texto, a Barbarotti separou algumas dicas para que nenhum erro impeça você de comprar seu apartamento na planta. Confira!

 

4 dicas para comprar um imóvel na planta

 

1. Empresas confiáveis

A primeira dica para comprar um imóvel na planta e evitar riscos é realizar uma boa pesquisa sobre empresas. E aqui, não economize tempo na pesquisa! Investir em um imóvel na planta é investir em uma promessa, portanto, não meça esforços para conhecer bem a empresa. 

Busque conhecer outras construções da empresa; se foi entregue no prazo e, principalmente, se foi entregue o que foi planejado. É possível buscar essas informações com antigos clientes da empresa, através de reclamações ou elogios, pela internet. 

Outra forma de buscar informações mais profundas é entrando em contato com órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Além disso, é possível entrar em contato com um advogado especialista no mercado imobiliário para receber recomendações e instruções.

 

2. Planejamento financeiro

Apesar do pagamento ao comprar um imóvel na planta ser mais flexível, o planejamento financeiro é essencial. Mesmo que as construtoras busquem vender mais, e assim, ofereçam boas condições de pagamento, o investimento tem que ser certeiro.

Existem duas formas de pagamento principais, à vista e parcelado. A mais escolhida é o pagamento parcelado, que costuma ser dividido em parcelas até a entrega das chaves e após. 

Comprar um imóvel na planta é por si só uma grande economia, já que o imóvel está mais barato. Mas é preciso ter a certeza de que todas as parcelas serão pagas. A dica aqui é; saiba o valor disponível para a compra!

Saber o quanto pode ser investido no imóvel permite, por exemplo, uma simulação de crédito imobiliário, para quem busca um financiamento.

 

3. Conheça todos os detalhes

Ao conhecer um imóvel na planta, os detalhes mostrados pela construtora são sempre bastante atrativos. Mas, realizar um investimento tão grande pede muito mais do que apenas os principais elementos do apartamento e condomínio.

É preciso analisar com cuidado todas as características do imóvel e do que está incluído nele. Isso porque, existem certos valores não inclusos no pagamento, que só são descobertos após a finalização da obra e entrega das chaves.

Para evitar quaisquer problemas surpresas ao comprar um imóvel na planta é o seu dever solicitar o memorial descritivo. Esse documento contém todas as informações sobre o projeto, desde a sua localização até os materiais utilizados na obra.

 

4. Saiba seus direitos

Erros podem acontecer e estar preparados para lidar com eles é a nossa mais importante dica. Como já foi dito na nossa primeira dica, busque informações, mas nesse caso, sobre os seus direitos.

É fundamental conhecer todos os seus direitos antes de comprar um imóvel na planta. Para isso, entre em contato com especialistas na área, tanto advogados, quanto corretores e contabilidade. Ter um apoio jurídico nesse momento é essencial para não cair em falsas promessas. 

 

Está planejando adquirir um apartamento na planta? A Barbarotti oferece imóveis na planta, sem complicações, para você obter o melhor negócio. Para conferir, é só acessar o nosso site.