Saiba qual é a hora certa para mudar de casa!

A hora certa para mudar de casa é sempre uma incógnita que permeia um momento tão único e, por vezes, assustador. 

Muitas pessoas sentem uma compreensível apreensão quando começam a pensar em mudar de casa, geralmente influenciada pelas motivações que instigam a própria mudança, indo desde a seguridade da casa própria até as necessidades do dia a dia.

Pensando nos muitos detalhes que influenciam na decisão de mudar de casa, apresentaremos no texto abaixo alguns pontos que merecem atenção quando o assunto é a mudança de casa, contemplando desde o planejamento financeiro até a pesquisa de imóveis.

Boa leitura!

 

4 pontos para decidir se é a hora certa para mudar de casa

1. A família espera um novo integrante?

Um dos principais motivadores que influenciam na decisão de mudar de casa é a perspectiva do aumento da família, geralmente através da chegada de um adorável bebê — ou adoráveis bebês!

Sendo assim, uma importante etapa no planejamento para a chegada de um filho é garantir que toda a estrutura necessária para acomodá-lo já esteja preparada, antes mesmo da previsão de nascimento da criança.

Isso irá garantir que a maioria dos custos — senão todos — relacionados ao bebê já estejam dentro do orçamento da sua família, como um berço já adquirido, quarto adaptado e decorado, etc. 

E tudo isso está diretamente relacionado ao processo de mudança, pois não faz nenhum sentido em adaptar um quarto para seu bebê em uma casa na qual você não tem planos de morar, certo?

Assim, elaborar um plano de mudança que inclua a chegada do seu pequeno ou pequena é essencial para o sucesso da mudança.

2. Seu bairro supre suas necessidades?

Naquilo que diz respeito a localidade da sua casa, analise bem como seu bairro está influenciando a sua rotina: 

  • Quanto tempo é gasto para chegar ao trabalho? 
  • E para chegar à escola dos seus filhos? 
  • Como é o trânsito no seu bairro?
  • Se estiver esperando um filho, há disponibilidade de creches nas redondezas?
  • Os horários de ônibus se adequam aos seus horários de trabalho ou estudo?

Todos esses questionamentos podem lhe auxiliar — e muito! — na hora de decidir se é hora de mudar de casa, pois permitem que você avalie a infraestrutura do seu bairro e constate se a rotina da sua família tiraria benefício de uma mudança de cenário.

Foque principalmente na dinamização dos trajetos e horários, pois passar a morar perto do trabalho ou da escola dos filhos é uma excelente jogada para diminuir o desgaste de todos.

3. Vale a pena continuar pagando aluguel?

O momento de mudar de casa é ideal para reavaliar se não vale mais a pena investir na compra de um imóvel ao invés de continuar gastando dinheiro em mensalidades de aluguel.

Pense que comprar um imóvel representa uma significativa economia a longo prazo, mas que também é um comprometimento significativo com o pagamento das parcelas do financiamento.

4. Não leve seu problemas na bagagem

E como estamos falando de mudanças responsáveis, certifique-se de que os problemas que podem ter justificado sua mudança — como infiltrações, vazamentos ou até mofo — não seguirão você e sua família para a casa nova.

Verifique se o novo imóvel foi bem arquitetado e construído, pois isso garantirá que não há a presença de problemas estruturais e recorrentes que não podem ser facilmente resolvidos. Assim, você irá poupar em reformas e em dores de cabeça.

Gostou das dicas? Está pensando em mudar de casa? Então não deixe de acompanhar a Barbarotti no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das novidades no mercado imobiliário — e quem sabe achar o imóvel dos seus sonhos!