Saiba como usar plantas na decoração

No ano de 2020, houve um aumento de 10% no faturamento com aquisição de plantas e flores no Brasil, em comparação a 2019. Esta foi a conclusão do relatório feito pelo Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Estes dados demonstram o grande número de pessoas que passaram a utilizar plantas na decoração de casa.

A provável causa do movimento foi o isolamento social e todas as ramificações que fizemos para combater a pandemia da covid-19. Aproveitando esse aumento de compras, portanto, a Barbarotti traz neste texto algumas dicas para usar as plantas na decoração. Confira!

 

Conheça os tipos de plantas

Existem diversos tipos de plantas que podem ser usadas na decoração, mas elas podem precisar de cuidados específicos. Sendo eles, basicamente, água, luz e nutrientes, o que diferencia, contudo, são os níveis de cada um em sua rotina. 

Temos o exemplo da conhecida como zamioculca, que necessita de exposição indireta com sol ou meia sombra e precisa ser regada regularmente. Mas evite o encharcamento! Já a espada de são jorge pode ter sol pleno nela e requer água semanalmente. 

Outros detalhes são os pontos que as plantas vão ter na decoração. Em ambientes com equipamentos elétricos é recomendável não ter as que guardam muita umidade. Também evite ter plantas que soltam resíduos como sementes em níveis superiores a objetos sensíveis.  

Algumas dicas de plantas que são visualmente bonitas é o lírio da paz, que podem ficar em vasos sobre mesas e suportes. As  florações intensas e coloridas das orquídeas, as lindas, pequenas e charmosas suculentas  ficam ótimas na decoração. E, para fechar, uma planta que não necessita de muitos cuidados, mas que fica bem na decoração, os cactos.  

 

Benefícios das plantas na decoração

 

1. Alecrim

O alecrim, apesar de ser uma erva, pode ser utilizado para decoração! Ela é mais comum em cozinhas, mas é ótima para o local de trabalho também! Seu aroma pode ajudar nas funções cognitivas, como a memória.

2. Antúrio

Ter um antúrio em casa pode te ajudar a relaxar, já que ela alivia o stress, segundo especialistas. Além disso, apresenta um tom de vermelho marcante, que pode ser uma opção de destaque na sua decoração. 

3. Dracena

A dracena é uma ótima filtradora de ar! Com isso, ajuda na concentração e produção ao regular a umidade do ambiente, absorver dióxido de carbono e deixar o ar mais fresco. 

4. Gérbera

A gérbera, além de também absorver impurezas, libera altas taxas de oxigênio no ambiente à noite. Para que você tenha um sono tranquilo. 

 

Por que ter plantas na decoração?

Além dos benefícios específicos citados anteriormente, todas elas adicionam textura no ambiente que estão, pois quebram a sobriedade e dão contraste ao cômodo.  

Outro ponto, claro, é que ter uma planta em casa propicia o contato com a natureza, que pode ser benéfico no ponto que nos traz tranquilidade no meio do dia a dia.

Além disso tudo, a rotina de cuidados que se deve ter com elas pode acrescentar um hobbie em sua vida. Aumentando seu bem-estar! 

 

Alternativa para a decoração com plantas

Caso você não tenha interesse ou não queira cuidar de uma planta, mas acha bonito existe a opção de objetos e adornos decorativos. Seja um quadro ou tela decorativa com a estampa de planta para emular sua presença. 

O mesmo acontece com almofadas e suas capas, que podem trazer fotos e ilustrações naturais, que ficam lindas na sua decoração

 

Gostou das nossas dicas de como colocar plantas na decoração? Esperamos ter ajudado! Para receber mais conteúdos como este, é só nos seguir no Facebook e Instagram.