Quer sair do aluguel? Confira dicas para organizar a vida financeira

Ah.. a tão sonhada casa própria! Esse é um dos primeiros itens de desejo da vida adulta, de grande parte da população brasileira. E cada um encontra a melhor estratégia para alcançar esse objetivo. No entanto, um passo que todos devem ter em comum para facilitar esse processo, é organizar a vida financeira.  

E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje, em especial para aqueles que querem sair do aluguel e não sabem como organizar a vida financeira para finalmente poder comprar seu imóvel próprio

 

Tenha uma boa leitura! 

 

Por que é importante organizar a vida financeira?

 

Contas de casa, despesas com alimentação, com meio de transporte, fora os gastos extras no orçamento mensal. Sabemos que manter uma vida financeira organizada, não é uma tarefa tão fácil assim, ainda mais na prática. Mas esse pode ser um ponto chave para que você possa acelerar o processo de adquirir a casa própria e sair do aluguel de uma vez por todas. 

Organizar a vida financeira vai muito além de economizar, são as pequenas estratégias do dia a dia que fazem grande diferença a longo prazo. A vida financeira interfere diretamente na nossa qualidade de vida, em nossas ações e atividades diárias. E manter as finanças de forma desorganizada acaba virando um círculo vicioso, já que cada vez se tem menos controle da situação como um todo.

Por isso é tão importante organizar a vida financeira – para que você possa ter autonomia das suas decisões e não fique preso as suas contas e dívidas. O que muitas vezes pode ser o motivo de impedir a realização dos seus sonhos e alcançar os objetivos de curto e longo prazo. 

 

Afinal, como organizar a vida financeira para comprar a casa própria?

 

 

  • Conheça seu orçamento

 

O primeiro passo para ter sucesso na vida financeira é conhecer muito bem seu orçamento. Afinal, não há como ter controle de uma situação que você não conhece de verdade. Então é necessário analisar tudo que tem de receita, todas as suas despesas fixas e custos extras, para só depois disso começar a identificar quais estratégias pode utilizar. 

 

 

  • Métodos de organização

 

Outra dica muito importante é que você crie um método de organização para ter melhores resultados. Organizar a vida financeira com os dados somente na sua cabeça, pode não ser uma boa ideia e corre sérios riscos de algumas informações fundamentais se perderem. 

Por isso a recomendação é que você anote tudo, nos mínimos detalhes, seja em papel, caderneta, caderninho de contas, excel, planilhas e aplicativos no celular. O método que for mais prático para que você mantenha esse hábito. 

 

 

  • Identifique seus gastos

 

Após criar o hábito de organizar a vida financeira, você precisa saber os seus gastos, só assim poderá entender onde pode economizar, onde pode investir, identificar o que é essencial e o que é supérfluo. Nesses gastos também precisam ser identificados custos com cartão de crédito, compras parceladas e contas previstas para os outros meses. 

 

 

  • Defina seus objetivos

 

É impossível realizar um sonho, sem ter um objetivo. Então.. um dos passos mais importantes para organizar a vida financeira, é saber por qual motivo você irá fazer isso, é saber onde você quer chegar e qual é o seu principal propósito. 

Após definir o seu objetivo, você precisa criar metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma fica muito mais fácil criar uma motivação para continuar seguindo as estratégias, para no final alcançar seu sonho. 

 

Confira algumas dicas essenciais para organizar a vida financeira

 

  • Separe um tempo para sua vida financeira, a prática leva a perfeição;
  • Tenha o controle da situação, evite impulsos que envolvam as suas finanças;
  • Tenha em mente, com clareza, todos os seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Defina uma porcentagem das suas receitas para investir no seu objetivo;
  • Fuja de dívidas, juros e atrasos;
  • Faça sempre orçamentos antes de realizar uma compra;

 

Com essas dicas, você pode dar o pontapé inicial para organizar a vida financeira e começar a planejar a tão sonhada casa própria. E conte com a Barbarotti para encontrar o imóvel do seus sonhos. 

Entre agora mesmo no nosso site, conheça todos os imóveis disponíveis e escolha qual deles combina mais com você. Contamos com casas e apartamentos prontos para morar, em construção e na planta.