Qual é a melhor etapa para adquirir um imóvel?

O sonho da casa própria envolve uma série de decisões importantes, afinal, comprar um imóvel não é algo a se fazer da noite para o dia. Uma das decisões a serem tomadas neste processo é a escolha da etapa para adquirir um imóvel.  

As etapas de um imóvel vão desde a compra na planta até um imóvel usado. Esta decisão deve ser tomada com cautela, já que influencia em outros fatores importantes como o valor a ser investido, por exemplo. No texto a seguir você irá saber como definir a etapa para adquirir um imóvel! Confira!

 

Etapas de compra de um imóvel

 

1. Na planta

A principal etapa para adquirir um imóvel, e uma das mais escolhidas, é na planta. Mais escolhido para a compra de apartamentos, esta modalidade de compra se baseia em adquirir um imóvel antes mesmo da sua construção.

Portanto, nesta etapa a construtora estipula um prazo até a finalização da construção e a entrega das chaves. O pagamento pode ser feito à vista, consórcio ou financiamento, cuja escolha depende do comprador. As condições de pagamento são o principal atrativo desta etapa!

 

2. Em construção

Os imóveis na etapa de construção normalmente são aquelas unidades que ainda não foram vendidas na planta. Muitas vezes pode ser divulgado como um imóvel na planta cuja construção está nas suas fases iniciais, portanto, possuem características parecidas.

Nestes casos as condições de pagamento podem não ser tão atrativas quanto na etapa anterior. Assim como os imóveis na planta, a possibilidade de personalização e o imóvel novo e moderno são duas grandes vantagens.

 

3. Pronto

Um imóvel pronto para morar é uma das etapas para adquirir um imóvel mais escolhida pelas suas diversas vantagens. Aqui, existem diversos prós e contras, principalmente quando comparamos com um imóvel na planta.

Para quem ainda teme comprar um imóvel antes mesmo dele estar pronto, essa é a opção mais segura. Além disso, o tempo de espera não é necessário, o que é uma grande vantagem para quem busca uma mudança rápida. 

Quanto às desvantagens, as condições de pagamento são menores e a documentação mais complicada.

 

4. Usado

Um imóvel usado é aquele que já teve um ou mais donos, independente da idade da propriedade. Esta etapa é a que mais possui unidades disponíveis à venda, sendo a mais escolhida entre quem deseja comprar um imóvel.

Mas, apesar da grande demanda e variedade de casas ou apartamentos, alguns cuidados devem ser tomados caso escolha comprar um imóvel usado. Nestes casos, avaliar atentamente o estado do local é imprescindível para não ter problemas futuros, ou seja, gastos não calculados.

A documentação de um imóvel usado é outro ponto que deve ser levado em consideração na escolha. Um documento importante nesses casos é a certidão do imóvel, cujo contém um histórico completo do local e seus respectivos donos ao longo dos anos.

 

Qual etapa para adquirir um imóvel é a ideal?

A melhor etapa para adquirir um imóvel é aquela que mais se adequa com as suas condições, necessidades e preferências. Para quem busca um imóvel com uma boa estrutura, os imóveis na planta ou novos são a escolha ideal. Já para quem não quer esperar pela entrega do seu mais novo imóvel, os na planta devem ser evitados.

 

Independente da sua escolha, a Barbarotti Imóveis tem o que você precisa! Com imóveis na planta, em construção e prontos para morar! Para conhecer o catálogo de opções, acesse o nosso site.