Planejamento financeiro: 5 dicas para comprar seu imóvel

Planejar: essa é uma palavra que faz parte de várias etapas da nossa vida. E quando o assunto é comprar um imóvel, ela está mais presente ainda, afinal é necessário avaliar diversos fatores antes de realizar o sonho da casa própria. Organizar as finanças é uma dessas tarefas, o que nem sempre é fácil. Por isso, preparamos 5 dicas de planejamento financeiro para te ajudar a adquirir seu imóvel. 

 

Confira! 

 

5 maneiras de fazer um planejamento financeiro para compra do seu imóvel 

 

1. Organize suas contas e economias 

 

O primeiro passo para um planejamento financeiro eficiente na compra de um imóvel é organizar suas economias, isso inclui as contas que você tem a pagar, os gastos fixos do mês, como (água, luz e internet) e algumas despesas extras que aparecem com frequência. Além disso, é preciso ter na ponta do lápis, a sua renda fixa mensal. Com isso, é possível saber o quanto deve economizar para adquirir o imóvel. 

 

2. Estabeleça o quanto pode investir no imóvel 

 

O planejamento financeiro requer também saber a quantia que você pode investir na compra da sua casa ou apartamento. Por isso que é importante fazer o controle financeiro, sabendo o quanto de dinheiro entra todo mês e seus gastos, assim é possível ter em mente o valor máximo do imóvel que pretende comprar. Isso ajuda a não investir em algo que possa te trazer prejuízos mais tarde, principalmente em não criar um problema financeiro, como dívidas. 

 

3. Faça uma reserva financeira 

 

A reserva financeira é uma das etapas mais importantes do planejamento financeiro. Ter um dinheiro guardado serve para segurança contra imprevistos que possam acontecer durante o processo de compra do imóvel. 

 

Por esse motivo, o dinheiro que deixar de reserva, não dê o valor total para entrada no imóvel, guarde uma quantia para problemas inesperados, em especial, no caso de algum imprevisto e você não consiga pagar o valor de alguma parcela do financiamento da casa ou apartamento. 

 

4. Realize uma pesquisa de mercado dos imóveis 

 

A pesquisa de mercado também faz parte do planejamento financeiro. Por isso, analise diferentes imóveis e valores. Nesse caso, pode ser feita uma lista com os empreendimentos que mais se adequam às suas necessidades e condições financeiras, até que você decida qual é o seu imóvel dos sonhos.  

 

5. Conheça as alternativas de pagamento disponíveis 

 

Pagamento à vista ou financiamento imobiliário? É preciso que você avalie qual a melhor forma para o pagamento do imóvel. Portanto, não deixe de saber as vantagens que as duas opções proporcionam. Além disso, pesquise sobre os diferenciais que as construtoras ou imobiliárias oferecem para ambas as condições de compra: quais as taxas de juros? quantas parcelas pode ser feito o financiamento? São algumas das questões a identificar. 

 

Gostou das dicas para fazer o seu planejamento financeiro e dar adeus ao aluguel? Para conferir mais conteúdos como este, siga a Barbarotti Imóveis nas redes sociais: Facebook e Instagram. Aproveite para ficar por dentro também dos imóveis disponíveis. Contamos com empreendimentos prontos para morar, ainda em construção ou na planta.