Pedra Branca: conheça o melhor que o bairro tem a oferecer

O bairro Pedra Branca é um dos mais conhecidos da cidade de Palhoça, localizado na região metropolitana de Florianópolis. O local conhecido como cidade criativa recebe este nome justamente pela sua inovação, sendo um bairro planejado com uma urbanização única. 

No texto a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre o bairro, sua história e todas as vantagens que ele oferece. Confira!

 

Conheça a história do bairro Pedra Branca

Se iniciando apenas como uma fazenda familiar, no final dos anos 90 os primeiros planejamentos acerca do local se iniciaram. Quando a primeira etapa do planejamento foi concluída, em 1999, com um loteamento residencial, os responsáveis estavam buscando novas iniciativas para o urbanismo do bairro.

Um dos motivos que tornaram o bairro um atrativo foi a implantação da Universidade do Sul de Santa Catarina, a Unisul. Trazendo mais atenção para o local, também causou a mudança oficial do nome do bairro, que atualmente se chama Cidade Universitária Pedra Branca.

Em 2013 o bairro passou por grandes mudanças com a inauguração de duas quadras com dez edifícios de apartamentos, junto de diversas lojas e escritórios. E ainda no mesmo ano, o Passeio Pedra Branca começou a ganhar vida com a entrega de uma nova praça.

Atualmente o bairro conta com 2300 lotes e com cerca de 3.800 moradores, o projeto de crescimento do local continua ativo. 

 

O que o bairro Pedra Branca oferece?

 

1. Passeio Pedra Branca

Foi citado anteriormente o Passeio Pedra Branca, que para quem é da região já conhece e ama o local. Sendo a melhor opção de lazer do bairro, o passeio é localizado em um verdadeiro shopping a céu aberto.

Com pontos comerciais e restaurantes, o local possui uma arquitetura moderna, representando precisamente os princípios do bairro. 

 

2. Bairro sustentável

Para quem preza pela sustentabilidade, o bairro é a opção ideal para se morar. Implantando o conceito de urbanismo sustentável. Um dos pontos que tornam o bairro sustentável é a diminuição da dependência de carros para o transporte no local.  

Além disso, os prédios foram construídos com materiais de baixo impacto ambiental. Para somar ainda mais, as residências possuem sistemas como o de reutilização da água da chuva e iluminação natural, por exemplo.

 

3. Diversas opções de lazer

O Passeio Pedra Branca é por si uma grande opção de lazer, mas não é a única presente no bairro. No bairro há diversos locais para as crianças brincarem, como os playgrounds públicos e pistas para caminhadas. 

O conhecido Lago é um ótimo lugar para um passeio em família. Repleto de animais, o lago é um local perfeito também para caminhadas e piqueniques.  

 

4. Cidade universitária

Como já citada, é nesse bairro que uma das maiores faculdades do estado está localizada. Além da Unisul, no local há uma das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, o IFSC.

Não somente contando com instituições de ensino superior, o bairro possui diversos colégios e escolas de atividades extracurriculares. 

 

5. Boa localização

Palhoça é por si só uma cidade com ótima localização, tendo fácil acesso à ilha, a rodovia estadual e a BR-101. O bairro também usufrui da boa localização da cidade, além de ser um bairro completo, sem a necessidade de sair dele para o necessário. 

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre um dos melhores bairros de Palhoça? Se as diversas vantagens te agradaram, não deixe de conferir o nosso site e conhecer os nossos imóveis localizados na Pedra Branca.