Pagani: conheça tudo que o bairro tem a oferecer para você

Se você é de Palhoça, ou tem interesse em conhecer a cidade de Palhoça, com certeza já deve ter ouvido falar no bairro Pagani. No texto de hoje, vamos dar destaque para esse bairro que permanece em constante crescimento, contando um pouco da sua história e citando as suas principais opções de lazer para moradores e visitantes. 

Vamos conferir mais informações sobre o assunto a seguir!

 

Conhecendo um pouco mais a cidade de Palhoça

Segundo as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em 2020, Palhoça estava em décimo lugar na lista dos municípios mais populosos do estado de Santa Catarina — atingindo uma média de 175.272 habitantes.  

Geograficamente, Palhoça faz limite com as cidades de São José ao norte, Santo Amaro da Imperatriz a oeste e Paulo Lopes ao sul, além de ser banhada pela baía sul da Ilha de Santa Catarina e o Oceano Atlântico.

A data de fundação da cidade de Palhoça é dia 31 de julho de 1793 — tendo seus 227 anos de muita história e tradição. Palhoça é a cidade que mais cresce na Grande Florianópolis e possui os maiores mangues da América do Sul, além de contar com um litoral repleto de belezas naturais. 

 

Acompanhe também um pouco mais sobre o bairro Pagani

Não tem como falar de Palhoça sem citar um dos bairros que mais cresce na cidade: o Pagani. Vamos entender um pouco mais sobre a história desse bairro hoje tão conhecido e movimentado!

A principal avenida do bairro Pagani é a Avenida Atílio Pedro Pagani, que foi construída em 1997, quando o vasto sítio da família Pagani se tornava um loteamento. A área era muito grande, ao lado do centro da cidade. Ainda assim, muitos acreditavam que essa não seria uma ideia que vingaria futuramente. 

Quem tinha uma visão diferente do assunto e, mesmo com medo, acreditava no sucesso do empreendimento era José Bitencourt Furtado — proprietário da imobiliária Jotas. O local foi dividido em duas partes: residencial (588 terrenos) e comercial (604 terrenos). 

O bairro foi crescendo progressivamente, até a chegada do Shopping Via Catarina — o primeiro shopping da cidade de Palhoça — que impulsionou significativamente o crescimento do bairro e do comércio local. O shopping foi inaugurado em 21 de maio de 2010, ocupando uma área de aproximadamente 13.850m², acompanhado de um supermercado e um hotel da rede Slaviero.  

A construção do shopping agregou credibilidade ao novo loteamento que se instalava na cidade de Palhoça, e a partir de então grandes construtoras como Cota, Álamo, Habitatus, RDO, Zilli, Zul e Killar investiram mais de R$300 milhões na construção de edifícios. 

 

Por que morar no bairro Pagani? Quais as vantagens o bairro oferece?

Anos se passaram desde a fundação do bairro Pagani e, desde então, o crescimento é constante — tanto em área residencial como em área comercial. O bairro se tornou um dos maiores da cidade e um dos mais conhecidos em questão de infraestrutura e desenvolvimento. 

Hoje, pode ser considerado um polo de crescimento econômico com a inserção de indústrias e comércio em geral. Sem contar com sua proximidade ao centro da cidade de Palhoça, que torna o bairro ainda mais valorizado, trazendo praticidade a seus moradores e visitantes. Pode-se dizer que o Pagani é um bairro completo para se viver

Os serviços disponíveis no bairro são dos mais diversos — o que faz com que ele seja tão completo. No bairro Pagani, conforme citamos acima, estão localizados: 

  • Shopping Via Catarina; 
  • Hotel Slaviero; 
  • Supermercado Giassi;
  • Agências bancárias e caixas 24h;
  • Postos de combustíveis;
  • Imobiliárias;
  • Academias;
  • Padarias;
  • Boliche;
  • Lojas e comércios de rua.

Ele também é sede da prefeitura da cidade de Palhoça, da Câmara de Vereadores e do Fórum. Tudo isso devido a sua localização estratégica, que liga o bairro Pagani a poucos quilômetros de distância da BR 101 e do centro da cidade de Palhoça. 

 

Agora que você já conhece um pouco mais da história da cidade de Palhoça e do bairro Pagani, é hora de você contar com quem entende do assunto e entrar em contato com a equipe especializada da Barbarotti Imóveis — também localizada no Pagani. Encontre o imóvel ideal para você e sua família: clique aqui para entrar em contato!