O que faz um corretor de imóveis?

Um corretor de imóveis é, para uma imobiliária, essencial para o seu sucesso e a satisfação dos clientes. Sendo uma das profissões mais valorizadas atualmente, um corretor de imóveis tem grande importância, atuando diretamente na realização dos sonhos de muitos.

E é por isso que no texto de hoje, vamos falar sobre essa profissão, quais são as tarefas diárias de um e a importância dele na hora de adquirir um imóvel.

Boa leitura!

 

O que faz um corretor de imóveis?

Um corretor imobiliário é o profissional responsável por acompanhar todo e qualquer tipo de transação imobiliária. Portanto, é ele quem participa do processo de compra, venda e locação de um imóvel.

Além disso, ele participa e orienta o comprador durante os processos burocráticos e jurídicos, no qual toda pessoa que adquire um imóvel tem que passar. 

De acordo com a lei que regularizou a profissão, em 1962, um corretor imobiliário é responsável por intermediar a compra, venda e aluguel de imóveis. Além de opinar quanto à avaliação de um imóvel, em outras palavras, a comercialização imobiliária. 

 

Áreas de atuação

Além de trabalhar em imobiliárias, como já citamos anteriormente, um corretor pode atuar em outras áreas. Alguns exemplos de outros locais onde esses profissionais podem trabalhar são construtoras, condomínios ou serem até mesmo autônomos.

Os profissionais da área podem ainda, se especializar em um tipo de imóvel, seja ele residencial, comercial, rural, entre outros. 

Há, basicamente, cinco áreas de atuação em que este profissional pode atuar. A primeira delas é a corretagem de imóveis, que é justamente, o acompanhamento na compra, venda e locação de imóveis. 

A segunda área de atuação é a administração de imóveis, que diz respeito à gestão de locação de imóveis e o auxílio em questões jurídicas. 

A terceira área está relacionada à parte do direito imobiliário, ou seja, um advogado imobiliário. Para se tornar um advogado imobiliário é preciso já ser um advogado e apenas se especializar na área. 

A quarta área é a gestão de fundos imobiliários, onde o corretor gerencia as carteiras de investidores, cuidando das finanças (envolvendo o investimento em imóveis) do cliente. A quinta e última área é a prospecção, que é a busca de imóveis para construtoras. 

 

Qual é a importância de um corretor de imóveis

O trabalho de um corretor de imóveis é necessário em várias situações, principalmente aquelas onde o cliente precisa de direcionamento. Com um corretor de imóveis o seu investimento se torna mais seguro. Devido a sua experiência com o mercado, ele pode orientar o cliente durante todo o processo.

Além disso, é ele quem realiza a mediação entre o cliente e o proprietário, tornando o processo justo e rápido para ambas as partes. 

A avaliação do local é outra atividade do corretor imobiliário que é essencial na compra de um imóvel. Com a avaliação de um profissional, sua escolha será mais certa e você saberá as informações necessárias sobre o local.

E outra grande vantagem do profissional é justamente facilitar a vida do comprador. Com a correria do dia a dia, ter alguém para te representar e ajudar no longo processo de adquirir um imóvel é essencial. 

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa profissão? Aqui na Barbarotti, os nossos corretores estão sempre prontos para te ajudar! Para receber mais conteúdos como esse, não deixe de seguir nossas redes sociais, Facebook e Instagram!