Consórcio de imóvel: o que é? Vale a pena?

Imóveis são bens de valores muito altos. São poucas as pessoas que conseguem adquirir o seu imóvel pagando o preço total à vista, já que quase ninguém poupa tanto dinheiro assim. É exatamente por isso que diversas opções de pagamento são oferecidas por construtoras e por imobiliárias; dessa forma, qualquer um consegue ter a sua casa ou apartamento. Uma dessas opções que citamos é o consórcio de imóvel.

Ainda que ele não seja tão considerado quanto o financiamento, o consórcio aparece como uma possibilidade também. É importante entender como ele funciona para saber se ele vale a pena ou não para o seu caso específico. Afinal, em um investimento do tamanho de um imóvel, é preciso optar pelo pagamento que mais se adeque às suas condições.

Foi pensando em mostrar mais sobre o consórcio de imóvel que a Barbarotti Imóveis trouxe este texto! Na sequência, nós te explicamos o que é consórcio de imóvel, como ele funciona e mostramos se ele vale a pena. Continue a leitura e confira!

O que é consórcio de imóvel e como ele funciona

Antes de falar especificamente sobre o consórcio de imóvel, é necessário explicar o que é o consórcio de maneira geral. Um consórcio é composto por um grupo de pessoas que decide se juntar para adquirir um bem de custo alto, como um imóvel, em comum. Como nenhuma dessas pessoas tem o valor total em mãos, elas se unem para que, juntas, consigam fazer a compra.

O que acontece é que, com o valor dado por cada um dos participantes por mês, é possível comprar um desses imóveis à vista por mês. O imóvel comprado, então, é sorteado entre todos os participantes, e a cada 30 dias cada um “ganha” um. O processo continua até que todos os imóveis sejam comprados e cada um tenha o seu, o que significa, por exemplo, que o primeiro a ganhar o seu através do sorteio continua ajudando a pagar até que todos consigam. Todos pagam até que todos consigam.

Todo este processo é organizado por uma empresa de consórcio, a qual é responsável por encontrar os participantes, calcular o valor total e definir quanto será pago por cada um por mês, cobrar os pagamentos e adquirir o bem — no caso específico do consórcio de imóvel, o imóvel em questão.

Pode-se dizer, em outras palavras, que o consórcio de imóvel funciona como uma espécie de financiamento. A vantagem, porém, é a ausência das taxas de juros, visto que o imóvel é adquirido à vista. É como se todos emprestassem dinheiro uns aos outros e ajudassem os companheiros de consórcio a comprar seus imóveis.

Vale a pena?

Como citamos, o consórcio não tem juros. Este fator, por si só, já faz ele valer a pena para muitas pessoas. Além disso, outra vantagem dele é a burocracia muito menor que a de um financiamento bancário. Porém, não são somente vantagens.

Por estar lidando com o pagamento de outras pessoas, é possível que uma (ou mais) delas não pague em algum mês, o que acaba dificultando um pouco o processo. Com os bancos, há a certeza de que isso nunca irá acontecer. Vale colocar as duas opções no papel, com todas as vantagens e possibilidades, e ver qual será mais interessante para você.

E aí, gostou deste texto? Já conhecia o consórcio de imóvel? Como falamos, é de extrema importância conhecer todas as opções para poder escolher a melhor. Caso tenha gostado e queira receber mais conteúdos como este, acompanhe as redes sociais da Barbarotti Imóveis! Nós estamos no Facebook e no Instagram.