Home office: entenda como trabalhar no conforto de casa

Home office: o que antes era uma prática exercida por apenas algumas empresas, hoje, devido à pandemia, é uma realidade para boa parte dos trabalhadores. Porém, realizar as atividades do trabalho no conforto de casa, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em saber separar das tarefas diárias do lar.

 

No decorrer desses meses de isolamento social, foi possível ouvir algumas histórias sobre os desafios do trabalho home office neste período. Profissionais em que os filhos invadiram alguma reunião, o interfone ou telefone que tocou num momento importante de um atendimento ao cliente – esses são apenas alguns dos exemplos. 

 

No entanto, é possível organizar a rotina para que o home office seja realizado com tranquilidade e para que a produtividade não seja afetada, a partir de dicas simples e importantes. Conheça algumas delas neste texto que preparamos! 

 

5 dicas para melhorar seu trabalho home office 

 

1. Crie um local específico para o home office 

 

Para conseguir desenvolver as atividades durante o trabalho home office, é necessário ter um espaço adequado para criar seu escritório em casa. Esse local precisa ser silencioso, tranquilo, bem arejado e com uma boa iluminação. Por isso, separe um ambiente da casa, como, por exemplo: quarto ou sala – e deixe ele do seu jeito, insira objetos que você goste, fotos da família, enfim, exatamente como é a sua mesa na empresa. 

 

2. Tenha um horário fixo para trabalhar 

 

Caso não tenha um horário fixo estipulado pela empresa para trabalhar, é importante estabelecer o seu, para conseguir organizar a rotina no home office. Muitas pesquisas afirmam que para o nosso cérebro, é mais fácil se acostumar com a rotina, quando ela é frequente. 

Portanto, estabeleça o horário para começar e terminar a trabalhar, além, é claro, de inserir uns minutinhos para algumas pausas no decorrer do dia. Isso é essencial para que seu trabalho não perca a produtividade. 

 

3. Invista em bons equipamentos 

 

Um dos aliados para manter a produtividade no home office: é contar com um bom equipamento. Independente da atividade que você desenvolva, é preciso investir num computador de qualidade, impressora, smartphone e demais acessórios também. Equipamentos que demoram para ligar ou carregar algum arquivo, além de atrasar a entrega do trabalho, pode deixar você irritado. 

 

4. Não esqueça da saúde e do bem-estar 

 

Para trabalhar no conforto de casa, o bem-estar e a saúde não podem ser deixados de lado. Isso significa que é preciso escolher uma cadeira e mesa confortáveis, de boa qualidade, para evitar lesões e dores na coluna e pescoço. 

Além disso, uma má postura durante o home office pode fazer você cansar mais e estar exausto no final do dia para realizar as tarefas de casa. 

 

5. Para ajudar na concentração: escute música 

 

Manter a concentração todo o tempo no home office, é um dos maiores desafios de trabalhar em casa. São muitas as distrações, principalmente quando se tem filhos. Mas para ajudar na concentração durante este período, ouvir uma boa música, é uma ótima alternativa. Hoje, com os aplicativos de música que existem, é possível montar a playlist conforme seu gosto. 

 

Com essas dicas, agora ficou mais fácil realizar seu trabalho home office, não é mesmo? Para conferir outros conteúdos como este, siga as redes sociais da Barbarotti Imóveis: Facebook e Instagram