Conheça as etapas de uma obra antes da entrega

Antes que um projeto fique pronto para receber seus moradores, existe todo um processo a ser realizado. Para que a obra ocorra perfeitamente, é fundamental que cada um deles seja feito com a maior calma e qualidade possíveis. Somente assim a obra pode ser entregue de forma perfeita e sem nenhum problema. Mas você já parou para pensar em todas as etapas de uma obra?

Construir uma casa ou um prédio não é algo fácil, como você poderá ver na sequência. No restante deste texto, a Barbarotti Imóveis te mostra as 10 etapas de uma obra antes da sua entrega. Assim, você verá o valor que cada obra tem e terá a certeza de que o investimento vale a pena.

Continue a leitura e confira!

10 etapas de uma obra antes da entrega

1. Serviços prévios

Antes que a obra comece de fato, é preciso oferecer todas as condições para que todos que trabalharão nela tenham plenas condições de exercer suas funções. É aqui que os tapumes e os depósitos são construídos e a água e a energia para os trabalhadores são instaladas. Além disso, essa primeira etapa também inclui a elaboração do projeto.

2. Infraestrutura

Na segunda etapa a estrutura começa a ser erguida de fato, principalmente com a fundação e a laje. Sapatas, estacas, vigas baldrame e colunas são alguns exemplos das estruturas a serem feitas neste passo.

3. Supraestrutura

A supraestrutura é a terceira das etapas de uma obra, vindo logo depois da construção da infraestrutura. Enquanto a anterior é bem mais estrutural, incluindo as fundações, esta inclui a vedação — tendo os pilares, as paredes, as vergas e contravergas e até a torre de caixa d’água.

4. Cobertura

É na quarta etapa, com a cobertura, que a parte estrutural começa a ser finalizada. Nela, o forro, o telhado e a telha são feitos. Enquanto o forro pode ser pré-moldado, de madeira, de PVC ou de gesso, o telhado costuma ser feito com um dos três primeiros. A telha, por sua vez, pode ser cerâmica ou de concreto.

5. Esquadrias

Na sequência, vem a instalação das esquadrias, que podem ser de madeira, alumínio ou de PVC. São elas que, quando o acabamento for feito, dão lugar às portas e janelas.

6. Revestimentos

Depois que todas as esquadrias forem instaladas, chega a vez dos revestimentos por toda a estrutura. Começa-se com o chapisco, depois o emboço e, por fim, o reboco. É depois que isso tudo é feito que as paredes ficam prontas para receber a pintura.

7. Instalações hidráulicas e sanitárias

É aqui que os primeiros detalhes começam a ser inseridos na obra. Instalações hidráulicas e sanitárias incluem canos, tubos, registros, caixa d’água, boia, caixa de gordura, caixa sifonada, caixa de inspeção, tanque séptico, filtro anaeróbico, entre outros.

8. Instalações elétricas

Da mesma forma que o anterior, aqui as instalações elétricas são feitas. É todo o processo de tubulações, caixas, fios, tomadas e disjuntores que permite que o ambiente possa vir a desfrutar de energia elétrica.

9. Pintura

As pinturas, tanto interna quanto externa, são as responsáveis por dar a cara à obra e fazer ela parecer finalizada. Como já citamos, elas são feitas por cima do reboco que foi aplicado anteriormente.

10. Outros acabamentos

Por fim, a última das etapas de uma obra, encerrando todo o longo e complexo processo, é a instalação dos últimos acabamentos. É aqui que vem o piso e outros fatores não citados anteriormente.

E você, já conhecia todas as etapas de uma obra? Sabendo como uma construção funciona e alguns de seus principais detalhes, fica muito mais fácil entender por que ela é cara pode ser demorada. Gostou deste texto? Para receber mais, não deixe de seguir a Barbarotti Imóveis no Facebook e no Instagram!