Dicas para aproveitar o espaço de apartamento pequeno

Para quem não tem a possibilidade de adquirir um grande apartamento, um apartamento pequeno se torna a única solução. Apesar de ser um desejo de todos, ter bastante espaço em casa nem sempre é possível, e por isso, qualquer forma de aproveitá-lo é útil.

Pensando nisso, a Barbarotti criou este texto para te ajudar a tornar seu apartamento pequeno, parecer maior do que é! Confira a seguir as melhores dicas. Boa leitura! 

 

Dicas para apartamento pequeno

 

1. Espelhos

Um truque simples, que não ocupa espaço e ainda faz o seu apartamento pequeno parecer maior são os espelhos! Quando usados estrategicamente podem fazer toda a diferença, como por exemplo, no quarto, com as portas do armário espelhadas. 

Na sala, pode ser usada cobrindo completamente uma parede ou apenas em detalhes, o que traz ainda mais possibilidades para a sua decoração. 

 

2. Móveis multiuso

Para aproveitar o pouco espaço do seu apartamento, nada melhor do que ter móveis multiuso, ou seja, móveis com mais de uma utilidade. Estes móveis, além de ocupar um espaço que dariam lugar para dois móveis, tornam o seu lar muito mais prático.

O segredo aqui é encontrar qualquer móvel que tem potencial para ser algo a mais. Um exemplo clássico de um móvel multiuso são as camas baú, perfeitas para qualquer pertence e aproveitar mais o espaço. 

Existem também diversos eletrodomésticos com mais de uma função, que, além do espaço aproveitado, é mais econômico.

 

3. Luz natural

Ah, a luz natural! O desejo de todos que compram um imóvel é ter uma boa iluminação natural no local, e que neste caso tem diversos benefícios. Apartamento pequeno com pouca luz não é uma boa combinação! 

Se for possível, invista em grandes janelas e vidros para deixar a claridade natural entrar dentro de caso. Mas se esse não for o caso, um bom projeto de iluminação artificial pode ajudar, e muito, para otimizar o seu espaço.

 

4. Cores neutras

Seguindo o mesmo raciocínio da dica anterior, um ambiente iluminado é uma forma eficiente de tornar o seu apartamento pequeno maior. Isso porque, um ambiente claro dá a sensação de amplitude. 

Portanto, aposte em cores claras ou neutras nas paredes e decoração. Mas calma! Não precisa pintar todo o seu apartamento de branco! Procure as suas cores favoritas, mas em tonalidades mais claras. 

Outra dica é pintar o teto também, para aumentar ainda mais a sensação de amplitude que as cores claras proporcionam. Quanto ao piso, o pensamento é inverso, portanto, a combinação piso escuro mais paredes claras faz com que o seu apartamento pareça maior. 

Para você que adora tons mais escuros e cores mais vivas, é possível adicionar alguns pontos de cores em meio a decoração neutra. 

 

5. Integre os ambientes

A integração de dois ambientes em um é também uma ótima forma de aproveitar o espaço do seu apartamento pequeno e fazê-lo parecer maior. Se for possível a junção de dois cômodos, com a quebra de uma parede ou porta, tornando o ambiente mais amplo. 

Os ambientes mais comuns quando falamos de integração é a cozinha e sala, que com uma boa decoração, podem se tornar dois ambientes únicos, apesar da limitação de espaço. 

 

E aí, gostou das nossas dicas? Nada melhor do que truques para melhorar e tornar o nosso lar mais aconchegante, né? Para receber mais dicas como esta, siga-nos no Facebook e Instagram!