Conheça os riscos de comprar imóvel direto com proprietário

No primeiro momento, a alternativa de comprar um imóvel direto com o proprietário pode parecer muito vantajosa, porém alguns conflitos podem surgir. Sabe aquela famosa frase: o barato sai caro! Exatamente a não garantia de muitas cláusulas e até mesmo possíveis golpes, podem gerar dor de cabeça ao invés de momentos de alegria. E você sabe quais os riscos de comprar imóvel direto com o proprietário?

 

No texto de hoje vamos explicar quais são os principais para que você não tenha prejuízos caso opte por essa alternativa, ou melhor, porque a melhor opção é sempre procurar por construtoras e imobiliárias para maior segurança. 

 

5 riscos de comprar imóvel direto com o proprietário 

 

1. Custos extras 

 

Um dos primeiros riscos de comprar imóvel direto com o proprietário é o pagamento de alguns custos extras. Como sabemos, entre os processos burocráticos está o pagamento de taxas. E quando você compra a casa ou apartamento direto com o proprietário, é bem provável que você arque com essas dívidas. 

 

No caso de optar por uma imobiliária ou construtora, estes custos normalmente já estão embutidos no valor do imóvel. Além, é claro, de conseguir descontos significativos no momento de adquirir a tão sonhada casa própria. 

 

2. Falta de suporte especializado 

 

Desde a escolha do imóvel, a assinatura de documentos, até o momento de pegar as chaves são diversas as etapas envolvidas. Por esse motivo é importante contar com o auxílio de alguém especializado. Afinal, esse é mais um dos riscos de comprar imóvel direto com o proprietário: a falta de um suporte. 

 

E a falta desse suporte pode significar riscos, principalmente, porque existem alguns problemas que aparecem somente depois de você estar morando no imóvel, e nesse caso, a quem recorrer? 

 

3. Avaliação feita de forma inadequada 

 

Antes de adquirir o imóvel é preciso analisar todos os seus pontos: estrutura, acabamento, localização, entre outros itens que influenciam na sua valorização. E ao comprar diretamente com o proprietário, pode ser que alguns fatores passem despercebidos e prejudiquem a avaliação no final. 

 

No entanto, com a ajuda de profissionais especializados, como os corretores, que construtoras e imobiliárias disponibilizam, eles estão por dentro de todos os itens e podem buscar mais informações do mercado em relação ao imóvel, com isso garantir uma avaliação mais precisa sobre cada detalhe.

 

4. Chance de cair em golpes 

 

Isso pode parecer algo incomum, porém há muitos golpes sendo aplicados em relação à compra de imóveis direto com o proprietário. Entre eles: o imóvel não estar no nome do possível proprietário, estar em processos jurídicos, com dívidas de IPTU ou até mesmo com parcelas de financiamento em atraso. 

 

5. Falta de contrato de compra e venda 

 

Entre os riscos de comprar imóvel direto com o proprietário está também a falta de um contrato de compra e venda. Isso não significa que nenhum documento será assinado, mas sim que, por não ter o conhecimento de todos os detalhes envolvidos no contrato, alguns itens podem não ser considerados válidos. 

 

A Barbarotti Imóveis preparou dicas para você comprar o imóvel com segurança 

 

 

  • Opte pelo imóvel que esteja de acordo com suas necessidades 

 

Antes mesmo de pesquisar valores e as alternativas de pagamento, é necessário pensar se a casa ou apartamento corresponde às suas necessidades do dia a dia. Avalie se ele é próximo ao seu local de trabalho e escola das crianças, caso não, possui transporte para facilitar o acesso, sem esquecer, é claro, de como é o trânsito no local. Além disso, se conta com supermercado, farmácia e opções de lazer próximo. 

 

 

  • Confira toda a documentação 

 

É fundamental também prestar atenção em toda documentação, se tudo está em dia com os pagamentos. Entre as principais estão: a escritura do imóvel, certidões negativas de taxas e impostos, registros e habite-se. Se estiver tudo ok, essa é uma maneira de evitar prejuízos após a compra.  

 

Agora que você já sabe quais os riscos de comprar imóvel direto com o proprietário, você pôde perceber que contar com o auxílio de profissionais especializados faz toda a diferença. 

Por isso, que tal conhecer os imóveis disponíveis aqui na Barbarotti? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais informações. Contamos com imóveis prontos para morar, em construção e na planta, conforme a sua necessidade.