Comprar um imóvel novo ou usado?

Quer finalmente realizar o sonho da casa própria e não sabe se opta por um imóvel novo ou usado? Esta é uma questionamento muito comum entre pessoas que estão no processo de escolher a casa ou apartamento que comprarão. Foi pensando em ajudar e acabar com as dúvidas que a Barbarotti preparou este texto!

Abaixo você poderá ver as maiores vantagens e desvantagens de comprar um imóvel novo ou usado e comparar para fazer a melhor escolha. Continue a leitura e confira!


Vantagens de um imóvel novo

A principal vantagem de comprar um imóvel novo é estar investindo em um ambiente que é apenas seu e nunca foi de mais ninguém. Isso quer dizer que você não encontrará nenhum problema deixado por um antigo morador, por exemplo. Além disso, a estrutura do imóvel também estará intacta e você não terá que se preocupar com reparos.

Outro benefício, já no caso específico dos apartamentos em condomínios, são as áreas de lazer e os espaços comuns. Ao comprar um imóvel usado, existe uma possibilidade de que o condomínio seja mais antigo e não tenha uma área de lazer muito completa ou que esteja bem conservada. Os condomínios novos, por outro lado, estão investindo bastante em suas áreas de lazer, fazendo esse ser um dos destaques.

Vantagens de um imóvel usado

O valor aparece como o principal ponto positivo a ser destacado aqui. Em alguns casos, o preço de um imóvel usado pode ser até 30% mais baixo quando comparado a um novo do mesmo padrão. Normalmente é mais provável também que você consiga fazer negociações com a imobiliária ou diretamente com o proprietário.

Mais uma vantagem comum aos imóveis usados é o tamanho. Imóveis mais antigos, o que os usados normalmente são, têm suas plantas e ambientes mais espaçosos, fazendo com que eles sejam também relativamente mais confortáveis. É possível ter cozinha, salas e até quartos maiores.

Os imóveis usados, principalmente os mais antigos, também costumam ser a maioria nos grandes centros urbanos, visto que essas áreas foram ocupadas anos atrás para só depois crescerem. Isso quer dizer que em muitos casos os imóveis usados possuem localização muito privilegiada.


Afinal, comprar um imóvel novo ou usado?

Agora que já apresentamos as principais vantagens de comprar um imóvel novo e também de comprar um imóvel usado, podemos reunir as características e responder a pergunta. Fica muito evidente que, apesar de ser inicialmente mais barato, um imóvel usado pode não ter uma estrutura intacta e nem estar em um condomínio com a área de lazer diferenciada.

Um imóvel novo, por outro lado, é muito mais caro a princípio, pode não ser muito grande e depender de diversos fatores para estar bem localizado. Independente das variáveis, ambas as alternativas contam com seus próprios benefícios, cabendo ao futuro comprador escolher as vantagens que mais se encaixam com seus planos.

Fez sua escolha por um imóvel novo ou usado? Gostou deste texto? Para seguir recebendo conteúdo, acompanhe a Barbarotti no Facebook e no Instagram!