Saiba como se adaptar a um apartamento pequeno

Um fenômeno que tem sido observado nos últimos tempos é o surgimento de apartamentos mais compactos. Isso porque muitos deles são construídos nos centros das cidades, e, com isso, vem a necessidade de construir mais imóveis — mesmo que cada um deles tenha um espaço reduzido. Porém, em meio a uma situação assim, é preciso saber como se adaptar a um apartamento pequeno. Você sabe como?

Neste texto, a Barbarotti Imóveis te mostra. Nós daremos 4 dicas de como se adaptar a um apartamento pequeno, desde seus hábitos até o investimento em características específicas do imóvel. Seguindo todas as dicas que trouxemos, a sua moradia será mais confortável e prazerosa. Continue a leitura abaixo e confira!

4 dicas de como se adaptar a um apartamento pequeno

1. Não ter hábitos acumuladores

O primeiro passo para ter uma boa adaptação a um espaço menor é deixar para trás aquele hábito terrível de acumulação. Se você mora em uma casa ou apartamento grande, é muito provável que tenha vários papéis ou objetos jogados pelos móveis, certo? Ou então aquele quarto que não era usado para mais nada e que vira um cantinho da bagunça? Para morar em um apartamento compacto, isso deve mudar.

Primeiro porque, naturalmente, o seu novo lar não terá o espaço necessário para que você continue sendo acumulador. Além disso, caso você continue acumulando objetos por cima dos móveis, o efeito pode ser desastroso. Isso porque o espaço, que já é pequeno, passará a parecer ainda menor — graças ao excesso de informação visual.

2. Apostar nos móveis multifuncionais

Sabe aqueles objetos que não fazem parte da decoração, mas que você simplesmente não pode jogar fora? Itens como livros, álbuns de fotos e CDs são alguns exemplos. Você sabe como guardá-los em um apartamento menor sem que o espaço fique uma bagunça? Uma boa ideia é usar móveis multifuncionais, ou seja, aqueles que têm mais de uma utilidade.

Diversos móveis assim podem ser encontrados com facilidade em lojas especializadas — e sua sala pode ter um ou dois assim. Dessa forma, você economiza espaço e tem um lugar para guardar o que precisa.

3. Contar com móveis planejados

Para economizar o espaço, não há nada mais indicado que os móveis planejados. Ao invés de comprar seus imóveis já prontos e encaixá-los de acordo com o espaço disponível, você pode contratar uma empresa especializada em móveis planejados. Seguindo pelo caminho contrário, ela irá produzir os móveis mais adequados para o seu apartamento, levando em consideração todas as particularidades dele.

Ainda que eles sejam mais caros que os móveis comuns, seus benefícios são inegáveis — e eles valem muito a pena para os que querem ter certeza de que terão como se adaptar a um apartamento pequeno.

4. Investir em decoração

Por fim, a nossa última dica de como se adaptar a um apartamento pequeno diz respeito à decoração. Como nós já mostramos em alguns outros textos sobre a decoração de imóveis, ela é capaz de mudar completamente os ares de um apartamento.

Por isso, invista em métodos decorativos que deem a impressão de que o seu apartamento é um pouco maior do que o que ele realmente é. Ao fazer isso, sua sensação de estar em um ambiente pequeno diminui; e a vivência fica muito mais leve. 

Alguns exemplos do que pode ser feito aqui são: contar muito com a iluminação natural, usar cores claras e apostar nos espelhos.

E você, aprendeu como se adaptar a um apartamento pequeno? Caso tenha gostado deste texto e queira receber mais conteúdo sobre imóveis, siga a Barbarotti Imóveis nas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no Instagram!