Como planejar uma reforma: confira 6 dicas

Quem nunca ouviu aquela velha frase: é mais fácil construir do zero do que fazer uma reforma, não é mesmo? Isso porque normalmente ela está atrelada ao estresse com as etapas da obra até que tudo esteja pronto. Porém, a reforma não precisa ser um pesadelo. E para mostrar isso a você, preparamos 6 dicas de como planejar uma reforma, para que tudo ocorra como programado. 

 

Boa leitura! 

 

6 dicas para planejar uma reforma no seu imóvel 

 

1. Tenha em mente qual o objetivo da reforma

 

A primeira dica de como planejar uma reforma é definir qual o objetivo da mesma, porque ela é importante naquele momento, como, por exemplo: tem a intenção de vender o imóvel no futuro e garantir um maior valor para negociação, aumentar os cômodos da casa ou apartamento, corrigir determinadas falhas na estrutura do imóvel ou apenas para mudar sua arquitetura. 

Depois de definido o objetivo, fica muito mais fácil realizar a reforma, sem aquele estresse comum que ocorre quando ela não é bem planejada. 

 

2. Defina quanto você pode gastar com a reforma 

 

Uma das perguntas mais comuns quando se pensa em planejar uma reforma é: reformas são mais caras do que construir do zero? No entanto, nem sempre isso é verdade. Para que a obra não saia fora do seu orçamento é necessário fazer uma pesquisa detalhada sobre os valores dos materiais, os tipos de produtos que irá utilizar e, além disso, os custos que terá com a mão-de-obra. 

Com todos esses dados em mãos é possível contratar uma empresa responsável pela reforma que caiba no seu bolso e os materiais mais em conta, sem deixar que a qualidade do serviço seja prejudicada. 

 

3. Faça um cronograma da obra 

 

Entre os principais motivos do estresse durante uma reforma é a falta de acompanhamento de cada uma das suas etapas. Por isso, a dica é montar um cronograma da obra, de todas as etapas até a sua finalização. Isso inclui desde a pesquisa dos materiais até a data final para entrega da mesma. Ao acompanhar de perto cada uma das fases, do que já foi concluído e o que está por vir, ajudará você a evitar imprevistos. 

 

4. Evite centralizar a obra para si 

 

Seja para planejar uma reforma pequena ou grande, é fundamental delegar algumas tarefas. Não centralize todas as responsabilidades somente para você, afinal pode deixá-lo mais estressado ainda, ao invés de curtir cada uma das etapas até a ver o resultado final da obra. 

Para isso, conte com a ajuda e opinião dos demais moradores da casa, e claro, confie no trabalho dos profissionais que estão realizando a reforma. Por esse motivo, é importante contar com uma empresa e profissionais especializados, com conhecimento na área, para não causar “dor de cabeça”. 

 

5. Analise a possibilidade de mudança durante a reforma 

 

Para prevenir possíveis transtornos ao planejar uma reforma, que tal pensar na possibilidade de se mudar do imóvel durante a obra? Isso, claro, se a reforma for prejudicar o bem-estar e conforto da sua família. 

Apesar de causar um gasto extra com o aluguel de outro imóvel durante o período, é mais vantajoso para evitar poeira nos móveis e eletrodomésticos, sem contar que pode ser prejudicial à saúde, principalmente para quem tem problemas respiratórios. 

 

6. Confira as tendências do momento 

 

Por fim, a última dica para planejar uma reforma é conhecer as novidades do mercado. Essa é a maneira de deixar seu imóvel mais moderno, com as cores, objetos, portas, janelas, entre outros itens que estão em alta no momento. Outra dica importante é trazer a sua personalidade para a reforma, de acordo com o seu gosto e estilo. 

 

Depois dessas dicas ficou mais fácil planejar uma reforma na sua casa ou apartamento. Para conferir mais conteúdos como este, siga a Barbarotti nas redes sociais: Facebook e Instagram.