5 passos para organizar a mudança facilmente

Você comprou seu apartamento novo e finalmente chegou a hora de organizar a mudança e ser feliz realizando um sonho. Porém, para começar, como fazer uma mudança tranquila da melhor maneira possível? Neste texto que a Barbarotti preparou, nós te mostramos!

Se você quer aprender alguns passos bem simples para organizar a mudança com a maior facilidade possível, acompanhe a leitura abaixo e veja como o processo pode ser ótimo!

Como organizar a mudança — 5 passos

1. Lista de afazeres e de objetos

Antes mesmo de colocar a mão na massa, é importante ter um planejamento de tudo o que será feito. É por isso que fazer uma lista de afazeres previamente é algo que pode ajudar, e muito. Algo que você pode fazer é começar esta lista com os passos que a Barbarotti trouxe nesta lista. Caso queira algo mais completo, basta complementar com outros itens.

E o mesmo vale para os seus objetos pessoais e até mesmo os móveis — eles também são muito importantes e podem ter sua própria lista. Afinal, você não vai querer que algum item que você goste se perca no meio da mudança. Nós sabemos como isso é muito comum e é uma situação não muito agradável. Portanto, para organizar a mudança, comece com listas.

2. Frete

Na hora de organizar a mudança, muitas pessoas decidem carregar seus móveis e objetos pessoais por conta, dentro do próprio carro. Contudo, além deste processo ser complicado e cansativo — exigindo um considerável esforço físico para carregar tudo de um lado para o outro —, nem sempre tudo caberá no carro. Alguns móveis como camas e guarda-roupas, por exemplo, podem ser grandes demais para o espaço disponível no veículo.

Sendo assim, mais uma dica é fazer o maior número de orçamentos com serviços de frete possível. Dessa forma você terá diversas opções e poderá escolher pela que tiver o maior custo-benefício para o seu caso.

3. Empacotar

Esta é, provavelmente, a parte mais aguardada de uma mudança — e a mais demorada. É aqui que os objetos pessoais são organizados para ir da casa antiga para a nova. Tenha em mente que o primeiro passo é ir atrás de uma boa quantidade de caixas dos tamanhos mais diversos. Para encontrá-las, basta ir a um supermercado e solicitar, já que eles sempre têm dezenas delas.

Depois que você já tiver suas caixas em mãos, chega, enfim, a hora de empacotar. Procure organizar as caixas por categorias para que o processo de desempacotar após a mudança seja facilitado. Uma boa dica de organização é por cômodos: deixe todos os objetos da sala juntos, assim como os da cozinha e assim por diante.

4. Desligamento de serviços

Um detalhe muito importante que nem todos se lembram de primeira é desligar os serviços em um local para depois ligá-los novamente no outro. Água, luz, telefone e internet são só alguns dos exemplos mais comuns que podem ser citados.

Não há muito mistério nos processos de troca: a maioria delas pode ser solicitada através do telefone. Porém, como muitas das empresas responsáveis exigem um certo prazo de antecedência, é preciso assegurar-se de que este seja um dos primeiros passos.

5. Desempacotar e organizar

Depois que todos os móveis e objetos já estiverem na sua casa nova, chega a tão esperada hora de organizar tudo do seu jeito. Da mesma forma que para empacotar, um conselho ao desempacotar e organizar é fazer um cômodo por vez. Assim você não se perde e também não deixa nada para trás.

E aí, viu como organizar a mudança pode ser um processo mais tranquilo se você seguir as dicas que trouxemos? Para receber mais conteúdo como este, acompanhe a Barbarotti no Facebook e no Instagram!