Como aquecer a casa no inverno? Dicas para evitar o frio

Aquecer a casa no inverno é o desejo de todos que não curtem o frio e querem apenas se manter quentinhos no conforto de casa. Com o inverno que costuma ser rigoroso nas regiões sul e sudeste do país, às vezes nem a nossa própria casa consegue nos aquecer o suficiente.

É claro que algumas casas podem ser mais quentes que outras, ou seja, armazenam melhor o calor dentro delas. Mas, e para aquelas que não se aquecem facilmente, o que fazer? No texto a seguir você vai conferir algumas dicas para evitar o frio dentro de casa!

Boa leitura!

 

Dicas para aquecer a casa no inverno

 

1. O sol é o melhor aliado

Não tem nada melhor do que o sol para nos aquecer no inverno, né? E para as casas não é diferente. A principal dica para aquecer a casa no inverno é tirar bom proveito do calor do sol.

Dependendo da direção que a sua casa aponta, o sol incide nela em horários diferentes, e é nesse ponto que você deve ficar atento. Se a sua casa pega sol de manhã, aproveite esse horário para abrir todas as portas e janelas de casa! 

Além de ajudar a sua casa ficar mais quentinha, combate a umidade — um problema que deixa sua casa ainda mais gelada no frio. O importante é aproveitar os minutos de incidência de sol, seja qual hora for.

Outra dica é, pelo menos uma vez na semana, colocar tapetes, cobertores e mantas sob o sol. Essa é uma boa forma de evitar as alergias comuns da estação e tirar qualquer umidade que possa ter neles.

 

2. Os tecidos grossos são ótima ajuda

Pode parecer uma dica óbvia, mas trocar os tecidos finos para os mais grossos faz toda a diferença. E aqui, não estamos falando apenas de cobertores e mantas, mas também almofadas e suas capas.

Os tecidos grossos ajudam e muito ao aquecer o ambiente e trazer mais conforto. Por isso, aposte em tecidos de lã ou tricô, especialmente os feitos à mão. 

 

3. Abuse das cortinas e tapetes

A dica anterior também vale para essa: aposte em cortinas e tapetes de tecido mais encorpados.

O uso das cortinas deve ser mais voltado para a noite (lembra da nossa primeira dica?). As cortinas ajudam a barrar qualquer vento que possa passar pelas frestas das janelas.

Já os tapetes servem principalmente para evitar o contato com o chão gelado. É preciso escolher tapetes que não escorregam, principalmente para o banheiro.

 

4. Cama quentinha

Um dos maiores problemas que passamos no inverno é deitar na cama gelada, né? Mas nós podemos te ajudar com isso. Para deixar a cama quentinha antes mesmo de se deitar nela, forre o colchão com uma manta de microfibra, ou até mesmo cobrir o lençol com a manta.

A dica principal aqui é apostar na manta de microfibra como um item adicional para sua cama. Outra dica bastante simples, mas que faz toda a diferença, é afastar a cama da parede.

 

5. Aquecedor portátil

Se nenhuma das nossas dicas foi o suficiente para aquecer a casa no inverno, o jeito é comprar um aquecedor portátil. Existem diversos tipos de aquecedores, de diferentes tamanho e potências.

Os aquecedores, apesar do que muitos acham, são bastante seguros. Mas é claro, é preciso sempre ter atenção, e não deixá-lo perto de crianças ou cortinas e cobertores.  

 

Gostou das nossas dicas de como aquecer a casa no inverno? Então é só colocá-las em prática e curtir o quentinho da sua casa. Para receber mais conteúdos como este, nos siga no Facebook e Instagram!