
Coliving: conheça o que é e suas vantagens
O conceito de coliving, apesar de suas semelhanças com o ato de dividir um apartamento, tem suas características específicas. Para adquirir esse estilo de moradia, que tem diversas vantagens, é preciso conhecer um pouco mais sobre ele. Muito mais do que apenas dividir um apartamento ou casa, o coliving é para um público específico.
No texto a seguir você vai conhecer com detalhes o mais novo conceito de moradia, como ele funciona e suas vantagens. Confira!
O que é o coliving?
Esse conceito é novo no Brasil, mas internacionalmente já é uma tendência bastante conhecida. O seu nome vem do inglês e significa, basicamente, viver junto. Podemos dizer que o que a difere de dividir apartamento é a forte colaboração.
Todas as despesas são divididas entre os moradores, como por exemplo a água, internet, entre outros. Além disso, os espaços comuns, como a cozinha e sala, são divididos entre os moradores.
Outra característica bastante marcante dessa tendência é o fato dela funcionar como uma comunidade. Este tipo é conhecido por ser uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas e criar amizades.
As moradias são todas mobiliadas, cujo estas são compartilhadas entre os moradores. A única exceção é o quarto, no qual é privado e de exclusividade do seu respectivo dono.
Vantagens do coliving
1. Econômico
A principal vantagem de aderir a esse conceito é, sem dúvidas, a economia. A divisão das despesas é a principal causa desta economia, que mesmo podendo ser altas, ao dividir entre os moradores elas se tornam menores.
O aluguel tem um valor fixo, variando apenas despesas como água e luz. Além das despesas comuns, outros serviços podem ser divididos, como por exemplo os serviços de streaming, como a Netflix.
2.Divisão de tarefas
Já deu pra perceber que o coliving pode ser resumido em uma palavra: compartilhamento. Assim como nas despesas, as tarefas diárias também são divididas. Essa divisão, se feita com o consentimento de todos, só traz benefícios!
As tarefas podem ser divididas por dias, ou seja, cada dia a responsabilidade é atribuída a um morador. Existe também a possibilidade de contratar uma diarista, com o valor dividido entre todos.
3. Comodidade
Os locais escolhidos para esse tipo de moradia costumam ser bem localizados. Pelo fato das despesas serem compartilhadas, o local tem suas vantagens e a sua localização privilegiada pode ser uma delas.
Muito comuns entre jovens estudantes que por esse fato escolhem morar perto de suas faculdades. Portanto, se você se encaixa nessa categoria, o coliving é uma grande vantagem.
Devo aderir a esse estilo de moradia?
O coliving tem diversas vantagens, porém, esse estilo de moradia não é para todos. Se você é o tipo de pessoa que preza pela privacidade e gosta de morar sozinho, definitivamente, essa não é a melhor opção.
Quem tem dificuldade para seguir regras e ser organizado, isso também pode ser um problema, já que todo coliving precisa dessas duas características para manter a boa convivência.
E aí, você já conhecia o conceito de coliving? Gostou do que ele oferece? Se sim, não deixe de conferir as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para receber nossas próximas atualizações!