Coliving: conheça o que é e suas vantagens

O conceito de coliving, apesar de suas semelhanças com o ato de dividir um apartamento, tem suas características específicas. Para adquirir esse estilo de moradia, que tem diversas vantagens, é preciso conhecer um pouco mais sobre ele. Muito mais do que apenas dividir um apartamento ou casa, o coliving é para um público específico.

No texto a seguir você vai conhecer com detalhes o mais novo conceito de moradia, como ele funciona e suas vantagens. Confira!

 

O que é o coliving?

Esse conceito é novo no Brasil, mas internacionalmente já é uma tendência bastante conhecida. O seu nome vem do inglês e significa, basicamente, viver junto. Podemos dizer que o que a difere de dividir apartamento é a forte colaboração.

Todas as despesas são divididas entre os moradores, como por exemplo a água, internet, entre outros. Além disso, os espaços comuns, como a cozinha e sala, são divididos entre os moradores. 

Outra característica bastante marcante dessa tendência é o fato dela funcionar como uma comunidade. Este tipo é conhecido por ser uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas e criar amizades. 

As moradias são todas mobiliadas, cujo estas são compartilhadas entre os moradores. A única exceção é o quarto, no qual é privado e  de exclusividade do seu respectivo dono.

 

Vantagens do coliving

1. Econômico

A principal vantagem de aderir a esse conceito é, sem dúvidas, a economia. A divisão das despesas é a principal causa desta economia, que mesmo podendo ser altas, ao dividir entre os moradores elas se tornam menores.

O aluguel tem um valor fixo, variando apenas despesas como água e luz. Além das despesas comuns, outros serviços podem ser divididos, como por exemplo os serviços de streaming, como a Netflix. 

 

2.Divisão de tarefas

Já deu pra perceber que o coliving pode ser resumido em uma palavra: compartilhamento. Assim como nas despesas, as tarefas diárias também são divididas. Essa divisão, se feita com o consentimento de todos, só traz benefícios!

As tarefas podem ser divididas por dias, ou seja, cada dia a responsabilidade é atribuída a um morador. Existe também a possibilidade de contratar uma diarista, com o valor dividido entre todos. 

 

3. Comodidade

Os locais escolhidos para esse tipo de moradia costumam ser bem localizados. Pelo fato das despesas serem compartilhadas, o local tem suas vantagens e a sua localização privilegiada pode ser uma delas.

Muito comuns entre jovens estudantes que por esse fato escolhem morar perto de suas faculdades. Portanto, se você se encaixa nessa categoria, o coliving é uma grande vantagem. 

 

Devo aderir a esse estilo de moradia?

O coliving tem diversas vantagens, porém, esse estilo de moradia não é para todos. Se você é o tipo de pessoa que preza pela privacidade e gosta de morar sozinho, definitivamente, essa não é a melhor opção.

Quem tem dificuldade para seguir regras e ser organizado, isso também pode ser um problema, já que todo coliving precisa dessas duas características para manter a boa convivência. 

 

E aí, você já conhecia o conceito de coliving? Gostou do que ele oferece? Se sim, não deixe de conferir as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para receber nossas próximas atualizações!