Banheiro sem janela: como mantê-lo limpo

Para aqueles que moram em apartamentos com banheiro sem janela, a maior dificuldade certamente é a manutenção do cômodo, tanto no sentido estético, infraestrutural e sanitário. 

Apesar de ser de fato uma inconveniência na vida de muitos, o banheiro sem janela é muitas vezes o resultado direto de uma necessidade arquitetônica. Ou seja, a decisão de não colocar o meio mais efetivo de ventilação nesta parte do apartamento é uma decisão deliberada, embora os próprios projetistas concordem que não seja uma decisão ideal.

A realidade é que muitos lares, especialmente aqueles que contam com uma menor metragem, já vêm entregues com banheiros sem quaisquer meios de ventilação por conta de limitações orçamentárias do próprio projeto.

Mas se você chegou até este texto procurando soluções para manter seu banheiro limpo, não se preocupe! Abaixo iremos te contar algumas das principais dicas que podem te ajudar na manutenção sanitária do seu banheiro sem janela. Acompanhe conosco!

Boa leitura!

 

Por que existem banheiros sem janela?

Como citamos brevemente na introdução deste artigo, tanto moradores quanto arquitetos concordam que um banheiro sem janela está longe de ser uma solução ideal para os problemas infraestruturais que ocorrem ao longo da obra.

Quando há a necessidade de que os arquitetos e construtores tenham que eliminar a janela de algum dos cômodos, o banheiro é a primeira escolha. E como o banheiro é um cômodo transitório, isto é, com pouco tempo de permanência por parte dos moradores, ele é geralmente a primeira escolha no momento de fazer essa mudança.

Assim, a circulação adequada de ar pela casa é mantida, fator que ganha prioridade quando comparado a um banheiro bem arejado

 

3 dicas para manter seu banheiro sem janela limpo

 

1. Considere a instalação de uma janela superior

Uma das soluções mais práticas para melhorar a circulação de ar em um banheiro sem janela é a instalação de uma janela na parte superior de uma das paredes do cômodo, de preferência uma que faça fronteira com uma outra peça do apartamento que tenha uma boa corrente de ar, como um quarto ou sala ligado a varanda.

Isso permitirá que o vapor dos banhos quentes — o principal culpado pelo surgimento de mofo nos banheiros — possa dissipar-se com a nova corrente de ar, o que também ajuda a neutralizar alguns possíveis odores desagradáveis que podem remanescer. 

O valor necessário para a realização da obra é relativamente baixo, e com diversas opções de janelas que podem dar aquela repaginada na decoração da sua casa.

 

2. Adicione plantas à decoração do seu banheiro

Os benefícios de ter plantas no apartamento já são bem conhecidos por todos, sejam eles para saúde ou para a beleza do seu lar. Mas as plantas podem te ajudar ainda mais, pois são capazes de filtrar o ar e a umidade presente no banheiro, contribuindo (e muito) para a prevenção de mofo.

Aqui damos destaque para as plantas tropicais, que gostam de um clima quente e úmido, precisamente as condições criadas pelos banhos quentes. Algumas espécies ideais para os banheiros sem janela são: o lírio da paz, o eucalipto, a espada de São Jorge, a avenca e a samambaia

Nesse ambiente, é importantíssimo que as plantas fiquem afastadas das paredes, de modo que a umidade não seja transferida para a estrutura do imóvel. Portanto, o uso de ganchos, suportes e vasos são ótimas escolhas, dependendo dos tipos de plantas que você irá escolher.

 

3. Invista em um desumidificador ou um exaustor

As tecnologias como exaustores e desumidificadores são aliadas indispensáveis para os donos de banheiro sem janela em suas casas, já que oferecem uma solução mais eficiente do que a abertura de corrente de ar por meio das janelas.

De fato, a instalação de algum desses aparelhos é recomendada para qualquer tipo de banheiro, independente da presença ou ausência de janelas ou entradas de ar fresco. E em particular para apartamentos que tenham uma predisposição para o surgimento de mofo, por conta de infiltrações ou utilização de materiais de reboco de baixa qualidade.

 

Gostou das dicas para ajudar a manter seu banheiro limpinho? Então siga a Barbarotti nos nossos perfis do Facebook e Instagram e fique por dentro de mais dicas como essas!