Apartamento rústico: conheça a tendência

Para os fãs de decoração, um apartamento novo é como uma tela em branco. Com a gama de estilos decorativos sendo do tamanho que é, é possível dar qualquer cara que se deseje ao lar. Alguns dos estilos mais famosos e aplicados que podemos citar são o minimalista, o clássico, o industrial e o futurista. Neste texto, porém, o assunto é outro: falaremos sobre o apartamento rústico.

O estilo rústico é mais um daqueles que pode ser considerado atemporal: ele nunca sai de moda e sempre vemos ele ressurgindo como tendência de tempos em tempos. Porém, para que se desenvolva um apartamento rústico, é preciso saber exatamente o que caracteriza o estilo e conhecer as melhores práticas para aplicá-lo.

E foi pensando exatamente nisso que a Barbarotti Imóveis preparou este texto! Continue a leitura e veja como é um apartamento rústico e dicas para ter um!

 

O que caracteriza um apartamento rústico?

Existem, basicamente, dois fatores que caracterizam um apartamento rústico. O primeiro é, sem dúvidas, o uso da madeira — ou de outros materiais que copiem sua estética. Ela é um fator tão presente no estilo rústico que muitas pessoas pensam que é somente ela que faz o estilo ser o que é. Porém, ainda que ela seja, sim, um dos pontos mais importantes, ela não é o único.

Outro ponto que faz um apartamento rústico é a presença maior de natureza e materiais de origem natural. A própria definição da palavra indica algo como “relativo ao campo, à zona rural; próprio da vida no campo”. Isso quer dizer que, além da madeira, pedras, plantas e os tons terrosos também são elementos que podem contemplar uma decoração rústica.

Uma dica relativamente simples que já é capaz de trazer o ar de apartamento rústico por si só é a aplicação de acabamentos um pouco mais brutos e naturais. É aqui que a utilização dos tijolos entra em cena. Assim como a madeira, eles podem ser os protagonistas quando o objetivo da decoração é entregar um belíssimo apartamento rústico.

 

Dicas para fazer uma decoração rústica

Mesmo que certos materiais específicos sejam os mais recomendados para uma decoração rústica, existem algumas técnicas e disposições que podem ser aplicadas para os espaços ficarem ainda mais com esse aspecto.

Um exemplo é a integração da cozinha com a sala de jantar/sala de estar. Ao fazer isso, os dois ambientes podem vir a ser mais bem aproveitados, além de ficarem mais próximos e, consequentemente, mais aconchegantes. Depois que esta configuração for escolhida, basta completar com os elementos que citamos para dar o toque rústico especial.

Além disso, outra dica preciosa para agregar ainda mais ao espaço é apostar em objetos de decoração mais caseiros. Quanto mais itens do seu apartamento trouxerem um aspecto de “casa” com conforto e natureza, mais rústico ele será.

 

 

E você, o que acha do estilo? Gosta dele? Aplicaria no seu apartamento? Ele com certeza é algo atemporal e que continuaremos vendo por um bom tempo. Se você gostou deste texto e quer continuar recebendo o conteúdo da Barbarotti Imóveis, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram!