5 dicas para usar a madeira na decoração da casa

Madeira na decoração da casa é a própria representatividade da tradição, qualidade e sofisticação. Por isso, no texto de hoje, vamos abordar quais são os benefícios de utilizar essa matéria prima na decoração do seu lar e citar algumas dicas de como usar essa técnica. 

 

Tenha uma boa leitura!

 

Os diferencias de ter uma casa bem decorada 

 

Decorar a casa vai muito além de somente uma questão estética, a decoração influencia diretamente na qualidade de vida dos moradores. Cada elemento que compõe, é capaz de gerar uma sensação, emoção e experiência diferente. E elas podem ser negativas ou positivas (dependendo da sua composição). Por isso é tão importante repensar essa característica.

 

Os ambientes precisam estar dispostos de uma forma harmônica, que os deixem mais confortáveis, práticos e bonitos. A decoração faz parte de adotar um estilo para seu lar e utilizar desse estilo para manter os cômodos bem planejados e organizados. 

 

As cores, a disposição dos objetos, as texturas, tecidos, os formatos e modelos – tudo conta na hora de optar pela decoração de um espaço, para assim poder aproveitar o máximo o que cada cômodo da sua residência tem a oferecer. 

 

O uso da madeira na decoração da casa

 

A madeira é um material muito versátil para ser utilizado na decoração da casa, é um produto que tem uma presença muito forte, mas ao mesmo tempo apresenta neutralidade e estilos diferentes. Ela representa a sensação de conforto e de aconchego, traz um toque rústico e nunca sai de moda.  

 

Vamos ao que interessa! Confira as dicas para usar a madeira na decoração da casa, a seguir. 

 

5 dicas para usar a madeira na decoração da casa 

 

 

  • Revestimentos de madeira

 

Quando falamos de revestimentos, podemos incluir nesta categoria: pisos, paredes e fachadas. E os revestimentos de madeira se tornaram uma tendência mundial, é uma técnica utilizada tanto em residências quanto em ambientes corporativos. 

 

Fazer o uso de revestimentos de madeira, seja para piso ou paredes, traz alguns benefícios para o ambiente, como, por exemplo, auxiliar no isolamento acústico e ajudar a conservar a temperatura do cômodo. 

 

 

  • Tonalidades diferenciadas

 

Uma das vantagens em utilizar madeira na decoração da casa é o fato de que esse material apresenta diversas tonalidades e cores. Por isso, fica muito mais fácil criar composições de diferentes tipos e estilos. 

 

Você pode escolher uma tonalidade específica para cada ambiente. Pode misturar algumas cores e fazer tom sobre tom, além disso pode mesclar diferentes tonalidades e criar uma composição mais arrojada e autêntica. 

 

As tonalidades claras trazem a sensação de um espaço clean, casual e mais leve. Enquanto as madeiras de cores mais escuras trazem sofisticação, elegância e deixam o espaço com um aspecto mais sóbrio – mais frio. 

 

 

  • Móveis em madeira na decoração da casa 

 

Outra forma de utilizar a madeira na decoração da casa é usando alguns móveis produzidos com esse material. O que não falta no mercado são opções de móveis de madeira, têm para todos os estilos, desde aqueles com acabamento em alto padrão, até os mais rústicos em madeira crua. 

 

Além dos móveis em madeira apresentar uma durabilidade incrível, eles deixam o ambiente mais acolhedor e remetem a sensação de natureza. São peças versáteis e que permitem criar diversas composições de decoração. 

 

 

  • Madeira nas áreas externas 

 

E justamente por trazer um pouco da natureza para seu lar, a madeira na decoração da casa, nas áreas externas, principalmente, formam uma ótima combinação. A área externa geralmente é planejada para momentos de lazer, de descontração e por isso deve ser um ambiente leve, aconchegante e confortável. 

 

Além dos acabamentos em madeira se encarregar de deixar o local leve, esse material é muito indicado devido à sua resistência, que praticamente não necessita de manutenções e cuidados. 

 

 

  • Madeira nos pequenos detalhes 

 

Mas se você ainda não tem móveis em madeira e nem revestimentos, não se preocupe! É possível acrescentar a madeira na decoração da casa com detalhes simples – que podem fazer toda diferença. Você pode procurar por porta-retratos, vasos de plantas, arranjos decorativos, quadros, acabamentos e muito mais. 

 

Agora que você já sabe as vantagens em utilizar a madeira na decoração da casa e tem diversas dicas para colocar essa técnica em prática, mãos à obra! Gostou deste conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Barbarotti: Facebook e Instagram.