4 fatores que você deve verificar antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel está longe de ser um processo fácil. Por ser uma aquisição grande, são muitos os detalhes a serem considerados. Fatores como localização e as características do condomínio, por exemplo, podem fazer a experiência com o novo imóvel ser melhor ou pior, dependendo de pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Neste texto que a Barbarotti preparou, nós listamos estes fatores, mostrando o que deve ser considerado antes de comprar um imóvel. Continue a leitura abaixo e confira!

4 fatores importantes para comprar um imóvel

1. Localização

Estar bem localizado é essencial e facilita imensamente a rotina de quem precisa sair para trabalhar, levar seus filhos para a escola ou fazer compras, por exemplo — e é exatamente por isso que a localização é o primeiro fator que deve ser levado em conta para comprar um imóvel.

Alguns estabelecimentos que fazem toda a diferença e devem estar por perto para que um imóvel seja considerado “bem localizado” são: escolas, supermercados, clínicas e hospitais, farmácias, padarias e academias. Além disso, ter pontos de ônibus e estações de metrô por perto também é algo importante.

2. Longo prazo

Para comprar um imóvel que seja o melhor possível, é preciso pensar a longo prazo. Afinal, hoje você pode estar solteiro ou recém-casado sem filhos, mas há uma possibilidade de que a família cresça, certo? Por isso, um espaço maior e um quarto a mais são características a serem avaliadas.

Ter um pensamento a longo prazo neste caso é de extrema importância porque imóveis são bens que exigem um investimento alto, e dificilmente você comprará outro tão cedo. É ideal que ele esteja alinhado com suas condições e continue proporcionando conforto durante os próximos anos.

3. Condomínio

Caso você esteja considerando comprar um apartamento, o condomínio em que ele estiver deve ser o mais completo possível. Ter uma área de lazer completa permitirá que você e os outros moradores não precisem sair de casa para ter entretenimento de qualidade, além de fazer o seu investimento valer ainda mais a pena. 

Outro fator a respeito do condomínio que não pode ser esquecido é o valor da taxa mensal. Na hora de escolher o imóvel que mais se encaixa no seu orçamento, lembre-se de que não é somente o apartamento que deverá ser pago, mas a taxa de condomínio também. Não se esqueça de incluí-la em seus cálculos antes de optar pelo seu imóvel ideal.

4. Segurança

Este fator pode ser visto como um complemento tanto da localização quanto do condomínio; afinal, os bairros bem localizados são, consequentemente, mais seguros e os condomínios completos costumam oferecer muita segurança, seja através dos seus porteiros e vigilantes ou dos sistemas de monitoramento.

Sentir-se seguro dentro de casa sempre foi algo fundamental, mas quando consideramos a alta violência vivenciada em todo o país atualmente, a importância fica ainda maior. Sendo assim, a segurança não deve ser negligenciada de jeito nenhum.

E aí, já tinha pensado em todos esses fatores que devem ser verificados antes de comprar um imóvel? Cada um deles tem sua inquestionável importância, influenciando a escolha do seu apartamento ideal. Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais, siga as redes sociais da Barbarotti! Nós estamos no Facebook e no Instagram.