4 dicas para ter um jardim de apartamento

Um dos pontos que mais devem ser levados em consideração em um apartamento após a sua compra é a decoração. É ela a responsável por dar a cara do morador ao ambiente. E entre tantas alternativas para decorar um imóvel, podemos citar as plantas como uma das principais. Com elas, é possível montar um verdadeiro jardim de apartamento.

É exatamente sobre jardim de apartamento que o texto que a Barbarotti preparou hoje fala. Se você sempre teve vontade de ter um, mas nunca soube muito bem como, este conteúdo irá te ajudar! Continue a leitura abaixo e confira!

Como ter um jardim de apartamento — 4 dicas

1. Escolha o local ideal

Antes mesmo de começar a colocar seu jardim de apartamento em prática, é fundamental planejar algumas questões um pouco mais básicas, como o local em que ele será instalado, por exemplo. O ideal é que o jardim fique em uma varanda, pois é nela que o contato com o ar ambiente e com a luz solar será mais abundante. Afinal, é de conhecimento comum que as plantas precisam dos raios solares para sobreviver.

Além disso, o local que você escolher para o seu jardim também irá ditar os tipos de planta que podem ser cultivadas nele. Isso porque certas espécies estão mais adaptadas para um sol forte, enquanto outras têm mais condições de suportar ventos intensos ou temperaturas mais baixas.

2. Considere utilizar materiais recicláveis

Você não precisa, necessariamente, comprar vasos novos para compor seu novo jardim de apartamento. Com uma boa dose de criatividade, potes e latas de tinta maiores podem ser transformados grandes floreiras, enquanto vidros de molhos ou conservas podem abrigar as plantas um pouco menores.

Uma dica aqui é pesquisar por inspirações em aplicativos como o Pinterest ou até mesmo o buscador de imagens do Google. Lá é possível encontrar diversos exemplos de jardins que fazem o uso de garrafas PET e outros objetos reciclados para compor o ambiente. Além de estar contribuindo com o meio ambiente, você também estará dando um clima ainda mais natural para o jardim.

3. Tenha ferramentas de jardinagem

Ainda que um jardim de apartamento seja muito menor que jardins externos, isso não quer dizer que não é preciso contar com uma boa gama de ferramentas. Na maioria dos casos, estes acessórios também serão menores, e você pode encontrá-los em quaisquer lojas de jardinagem.

Alguns exemplos de ferramentas essenciais para o seu jardim de apartamento são:

  • pá;
  • ancinho;
  • par de luvas;
  • regador;
  • enxada.

Dependendo da loja em que você for, inclusive, é possível encontrar kits de ferramentas. Ter um desses facilita todo o processo, visto que você terá o principal reunido em somente um conjunto. 

4. Cuide constantemente

Não esqueça que as plantas também são seres vivos. Para que elas continuem saudáveis e crescendo, uma rotina de cuidados diários é necessária. Afinal, as ferramentas que citamos no último item não serão compradas para ficar encostadas num canto, não é mesmo? Por isso, tente dedicar pelo menos uns 10 minutos dos seus dias para cuidar do jardim.

Outro detalhe ao qual você deve prestar atenção no que diz respeito aos cuidados com seu jardim de apartamento é uma eventual viagem. Se for passar alguns dias fora de casa, não deixe de pedir para que algum amigo ou familiar adote uma rotina de cuidados com as suas plantas. Como elas precisam ser cuidadas diariamente, isso fará toda a diferença para a saúde delas.

Gostou das dicas? Agora você também pode ter o seu jardim de apartamento! Para receber mais conteúdo, siga a Barbarotti no Facebook e no Instagram!