4 dicas de decoração para apartamentos pequenos

Decorar é uma ação importante em qualquer imóvel. Como o mercado imobiliário apresenta uma tendência em entregar apartamentos cada vez menores, entender a melhor maneira de realizar a decoração para apartamentos pequenos é imprescindível. Foi pensando nisso que a Barbarotti reuniu 4 dicas de decoração para apartamentos pequenos e trouxe para você neste texto.

Confira na sequência e boa leitura!

4 dicas de decoração para apartamentos pequenos

1. Móveis planejados

Na hora de comprar os móveis, é muito comum ter que ir até as lojas com todas as medidas anotadas e procurar por peças específicas que se encaixem no espaço disponível de cada cômodo. Esse processo, além de ser muito complicado, ainda pode resultar no “móvel ideal” nunca chegar a ser encontrado.

Por isso, nossa primeira dica é contar com os produtos e serviços das empresas de móveis planejados. Ainda que o investimento precise ser maior, os móveis serão feitos sob medida para o seu espaço, você não precisará se incomodar indo atrás de móveis que se adaptem e poderá aproveitar plenamente o (pouco) espaço disponível do apartamento pequeno.

Outro fator que faz os móveis planejados serem ótimos para a decoração de apartamentos pequenos é a possibilidade de escolher uma opção que seja completamente a sua cara, o que nem sempre é possível nos móveis prontos.

2. Poucos objetos de decoração

Os objetos de decoração são parte fundamental de um apartamento bem decorado. Porém, o que fazer quando o espaço reduzido limita a criatividade? Apostar em uma quantidade de objetos menor! Além de economizar espaço, ao fazer isso você evita que seu apartamento vire uma bagunça visual.

Dê preferência a peças marcantes, que sejam capazes de transmitir as suas preferências e o seu estilo sem precisar de muitos itens.

3. Iluminação adequada

Se você mora em um apartamento pequeno e não gosta de sentir que está em um espaço reduzido, uma dica é cuidar da iluminação dos ambientes. Isso porque quanto mais escuro um espaço é, maior a sensação de que ele é apertado. Caso a intenção da decoração para apartamentos pequenos seja deixar o ambiente o mais confortável possível, é preciso fazer o espaço parecer um pouco maior do que realmente é.

Para isso, existem duas opções. A primeira delas é apostar na iluminação natural, afinal ela é a que tem mais claridade e ainda é ausente de custos. No entanto, é possível que o seu apartamento não esteja posicionado de forma que ele receba esta luz. Se este for o caso, a alternativa mais indicada é optar pelas lâmpadas fluorescentes no lugar das incandescentes e tentar centralizar a iluminação o máximo possível.

4. Mobília bem aproveitada

Você já viu por aí alguns móveis que têm mais de uma função? Um bom exemplo que pode ser citado são os gabinetes com gavetas. Todos os móveis com gaveta, no geral, costumam ser ótimos aliados da decoração para apartamentos pequenos. Isso porque eles aproveitam melhor o espaço do imóvel que ocupam.

No caso específico do gabinete — seja para banheiro, cozinha ou qualquer outro cômodo — há a possibilidade de utilizar as gavetas para guardar todos os tipos de objetos que ficariam jogados pelo restante do apartamento, economizando espaço e aumentando a organização.

E então, aprendeu como fazer a decoração para apartamentos pequenos? Com estas dicas e muita criatividade, você pode aproveitar ao máximo todo o espaço que tem. Caso tenha gostado do texto e quer receber mais, acompanhe a Barbarotti no Facebook e Instagram!