3 dicas para escolher o melhor bairro para morar

Procurar por um bom imóvel também significa encontrar um bom bairro para morar. Não basta encontrarmos a moradia dos nossos sonhos se ela está localizada em um bairro que não atenda suas necessidades e preferências. Se há uma demanda por silêncio, não faz sentido algum comprar uma casa em frente a uma avenida movimentada, não é mesmo? 

A procura por um bairro ideal para morar é um jogo constante de desejos e necessidades. Se tratando do seu lar ambos os fatores citados que compõem essa dinâmica devem ser minuciosamente analisados, qualificados e aplicados à procura pelo seu futuro imóvel. 

Com isso em mente, confira a seguir 4 dicas que irão ajudar você a escolher o melhor bairro para morar, sempre de acordo com as suas preferências e necessidades, é claro. Boa leitura e uma excelente reflexão!

 

Confira abaixo as principais dicas para escolher o melhor bairro para morar

 

1. Ligue os pontos da sua rotina

Uma das considerações mais importantes a serem feitas ao longo do processo de procura pelo bairro ideal para morar são os constantes deslocamentos. Acima de tudo, priorize os locais que tem um lugar fixo no seu dia a dia. 

Pense em como será o deslocamento para o seu trabalho, para a escola das crianças, para o mercado, e principalmente quanto tempo levará para chegar até esses lugares. 

Em segundo lugar, avalie o custo benefício do deslocamento. Se tiver carro, verifique qual o gasto de gasolina para chegar até seu trabalho ou a escola dos seus filhos. Leve em conta a distância e tempo da viagem, com base no trânsito oriundo ao bairro em que você está considerando morar.

Caso tenha que pegar o ônibus para se deslocar, consulte o consórcio de transporte público local para ver quais linhas passam pelo bairro e se elas atendem a sua rotina. 

 

2. Observe os seus arredores

Atentar-se à infraestrutura do bairro considerado é sem dúvida um dos aspectos mais importantes que influenciam na sua decisão. 

Observe a fundo se o bairro conta com uma infraestrutura autossuficiente. Consulte mapas e moradores locais para constatar se existem hospitais ou clínicas locais em caso de emergência. Saiba quais são os mercados e farmácias locais e se contam com um estoque de produtos satisfatório, restaurantes que atendam ao seu paladar, etc.

Além, é claro, do planejamento urbano do bairro, que inclui a iluminação, qualidade das ruas e calçadas. Verifique também a disponibilidade e confiabilidade de serviços de internet, gás, água, entre outros.

 

3. Vigie a atmosfera do bairro

Um dos maiores erros que podem ser cometidos durante todo este processo é esquecer de observar como é a segurança geral oferecida aos moradores do bairro. 

Verifique se os demais imóveis contam com selos de segurança, como o da Rede de Vizinhos de Florianópolis, por exemplo. Consulte a página da Secretaria de Segurança Pública para ver as estatísticas de ocorrências e delitos cometidos no bairro para o qual você está considerando.

Lembre-se que tais medidas garantem que sua moradia seja tranquila e que você e sua família sintam-se seguros dentro de casa.

Todas essas questões, desde as cruciais até as subjetivas, pesam expressivamente na decisão do melhor bairro para morar. Portanto, recomendamos que você se atenha para realizar a melhor escolha possível!

 

Gostou das dicas que demos ao longo do texto? Considere um dos nossos empreendimentos na sua procura pelo lar ideal, e qualquer dúvida sobre os nossos imóveis e onde estão localizados, não hesite em contatar um dos nossos corretores!